MISTÉRIOS FEMININOS

LIS ERA UMA SENHORA RECATADA ,VIDA INTERIORANA! SUA NETA MAIS NOVA VIVIA COM IDÉIAS NOVAS ;FAZIA FACULDADE NA GRANDE METRÓPOLE;MORAVA SOZINHA E SEMPRE CONVIDAVA A AVÓ PARA IR AO CINEMA,AO TEATRO,A UM SARAU DA FACULDADE! UMA ESTRÉIA ACONTECIA NA CIDADE GRANDE...! TRAZIA PARA TELA UMA ÉPOCA DE SONHOS,TRAJES E RECORDAÇÕES!LIS APRONTOU-SE RAPIDAMENTE,ÁVIDA PARA REVER MODAS E COSTUMES DE SEU TEMPO!NO FINAL DA APRESENTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA, LIZ CHOROU AO VER A SENHORA DO FILME DIZER:

_´´HÁ MUITOS MISTÉRIOS NA VIDA DE UMA MULHER!´´

...LEMBROU-SE DE SEU SONHO,CALOU-SE,RESPIROU E VOLTOU PARA FAZENDA PRONTA PARA MAIS UM PERÍODO ROTINEIRO....

LIS CASOU-SE AOS TRINTA E CINCO ANOS;TODA FAMÍLIA ACREDITAVA QUE A´´ SOLTEIRICE´´ LHE FARIA COMPANHIA PARA O RESTO DA VIDA!MAS AINDA BALZAQUIANA A BELA SENHORA ENCONTROU-SE ; FORTUITAMENTE ;NUMA DE SUAS VIAGENS ;COM UM HOMEM INTERESSANTÍSSIMO,INTELIGENTE,LINDO,

FORTE,ALVO,ALTO....UM COMERCIANTE...SILAS!

COM SUA CHEGADA A CIDADE INTERIORANA ENCHEU-SE DE NOVIDADES!

O ENCONTRO DAQUELAS DUAS ALMAS PARECIA UM REENCONTRO!NÃO DEMOROU, O LUGAREJO REABRIU SEU GRANDE SALÃO DE BAILE PARA O CASÓRIO!

A FAMÍLIA DE LIS ´´RESPIRAVA ALIVIADA´´ COM O ENCANTAMENTO DAQUELE AMOR.LIS ADOECEU QUANDO MOCINHA E NUNCA SOUBERAM O MOTIVO REAL;DIZIA-SE QUE PODERIA SER...ALGO LIGADO A UMA GRANDE PAIXÃO, UM AMOR SECRETO PELO MOURO MARCELO.

MARCELO ERA UM MENINO POBRE,MOURO E LINDO QUE VIVIA NUMA FAZENDA DE CAFÉ DA REGIÃO, A AMIZADE ENTRE SEUS PAIS E OS PAIS DE LIS FOI INSTANTÂNEA! A DIFERENÇA FINANCEIRA NUNCA FOI EMPECILHO PARA QUE OS GAROTOS BRINCASSEM , A VALER!

LIS TINHA CINCO IRMÃOS; E ERA A MAIS VELHA; E MARCELO ERA O DÉCIMO FILHO DE SEUS PAIS.

BRINCAVAM TODOS PELOS POMARES AFORA;MAS, A NATUREZA TRANSFORMOU O ENCANTAMENTO FRATERNO EM DESEJO!

A PAIXÃO PELA BELA LIS FOI NATURALMENTE OCUPANDO ESPAÇO EM TODOS OS OLHARES E CONVERSAS;PORÉM, MARCELO ERA DESEJADO PELAS GAROTAS DE QUASE TODOS OS VILAREJOS! SUA BELEZA MOURA TRANSPIRAVA SENSUALIDADE,TERNURA E MASCULINIDADE.SEU CORPO ERA ESCULPIDO MÚSCULO A MÚSCULO;SEU TRABALHO BRAÇAL

NA FAZENDA PROPICIAVA-LHE UMA ESCULTURA PERFEITA!

QUANDO COMPLETOU DEZOITO ANOS LIS ACREDITAVA QUE NÃO HAVERIA NENHUM PROBLEMA EM DECLARAR SEU AMOR;PREPAROU-SE PARA ESTE FIM ,ADORNOU SEUS LINDOS CACHOS DOURADOS,NA MOLDURA DE SUA FACE ALVA .SEUS LINDOS OLHOS AZUIS ESTAVAM MAIS FAISCANTES QUE NUNCA! AQUELE SERIA UM DIA ESPECIAL!

NO LUGAR SECRETO,ATRÁS DOS PARREIRAIS, ESTAVA O LINDO MOURO PARA UMA SESSÃO INTERMINÁVEL DE BEIJOS E TUDO PARECIA BRILHAR COM A LUZ DO SOL!

MARCELO; EM CONTRA-PARTIDA; TINHA UMA NOTICIA TRISTE PARA OFERECER; ELE FORA PROMETIDO A UMA SENHORITA DA CIDADE GRANDE;ERA UMA TRADIÇÃO DE SEU POVO QUE AS FAMÍLIAS SE UNISSEM NAS MESMAS CRENÇAS E COSTUMES!...LIS FICOU ADOENTADA POR MAIS DE UM ANO; SEU PROFESSOR PASSOU LONGOS MESES LECIONANDO APENAS PARA SEUS IRMÃOS...

OS MOVIMENTOS ANIMADOS E JOVENS DE LIS FICARAM DE LUTO COM ELA;MAS A TENRA IDADE A REFEZ;O TEMPO NÃO APAGOU SENTIMENTOS ,MAS LHE OFERECEU VIDA NOVA!

COM SILAS,LIS TEVE CINCO LINDOS MENINOS;COM TANTA MASCULINIDADE EM CASA,NÃO FALTOU COMPREENSÃO E VIVACIDADE NO COTIDIANO. LIZ APRENDIA COM AS IDÉIAS E GESTOS DE CADA GAROTO, E AO LONGO DO TEMPO CONCLUIU QUE MENINICE,PAIXÃO E SONHO TÊM UM TEMPO PARA EXISTIR NA VIDA DE CADA UM !

EU A VI NA SEMANA PASSADA;QUANDO ESTIVEMOS NUMA TURNÊ ARTÍSTICA NA GRANDE CIDADE; LIS ESTAVA AGONIADA PARA ME CONTAR ACERCA DE UM SONHO!ELA SABIA QUE EM BREVE TEMPO EU PINTARIA UM QUADRO,ESCREVERIA UM ARTIGO OU SIMPLESMENTE LHE ENVIARIA MAIS UM CHAPÉU VIOLETA;ERA A MINHA MARCA;A CADA CONTO, EU AUMENTARIA UM ´´ PONTO´´ E LHE FARIA UMA SURPRESA! OU LHE DARIA UM ´´ MIMO´´!

LIS ADORAVA CHEGAR NA CIDADE GRANDE DE TREM! A NETA INSISTIA EM VIAJAR DE OUTRA FORMA , MAS NÃO ADIANTAVA.NADA LHE DAVA MAIS PRAZER QUE PASSAR JUNTINHO DA MATA VIRGEM ;COM SEUS ENCANTOS E SONHOS!

AO CHEGAREM NA ESTAÇÃO LIS VIU DESCER DO VAGÃO UM SENHOR MOURO! MARCELO! ELE ESTAVA GORDUCHO;SEUS CABELOS LISOS,ALONGADOS E GRISALHOS,DISFARÇAVAM A BELEZA DE SEUS OLHOS AMENDOADOS E NEGROS!

´´O MOURO CONTINUAVA A ENCANTAR MESMO SEM DEFINIÇÃO MUSCULAR? OU ERA A MEMÓRIA DA PAIXÃO?´´

LIS NÃO CONSEGUIU RESPONDER A ESTA MINHA PERGUNTA!

EXTASIADA BUSCOU UMA FAÍSCA DE OLHAR;ATÉ QUE AMBOS SE ENTRELAÇARAM VISUALMENTE E ACENARAM UM LONGO,DENSO E SILENCIOSO ADEUS!!!

NO TREM ,LÁGRIMAS ROLAVAM NA LINDA FACE SENHORIL DE LIS, MAS O SONO A LEVOU PARA UM LUGAR DISTANTE!

ERA UM CASTELO IMENSO E ADORNADO COM OURO.MARCELO ERA O PRÍNCIPE MOURO QUE LIS MANDARA BUSCAR PARA QUE LHE FIZESSE COMPANHIA ;EM TROCA A PRINCESA LIS OFERTOU-LHE TERRAS,SACOLAS DE OURO E PEDRAS PRECIOSAS PARA SALVAR O REINO DISTANTE.

NAS TERRAS MOURAS FICARAM CINCO MULHERES QUE FAZIAM PARTE DA VIDA PESSOAL DO CORAÇÃO DO PRÍNCIPE MOURO(A MÃE,UM AMOR,E TRÊS FILHAS);ELE ABANDONOU TUDO PELA ESPERANÇA DE CONSEGUIR SALVAR SEU REINO DA FALÊNCIA!

A PRINCESA LIS COMPRARA SEU AMOR!

MESES SE PASSARAM E A PRINCESA PARECIA MAIS LINDA A CADA DIA;SEU PAI FALECERA E LHE DEIXARA UMA GRANDE FORTUNA!

...APAIXONADA E SABENDO QUE SEU PRÍNCIPE JAMAIS LARGARIA SEUS AMORES SE ESTIVESSE BEM SUCEDIDO, LIS ARQUITETARA UM GRANDE PLANO QUE O FEZ CORRER PARA SEUS BRAÇOS!

CONTUDO, POR MAIS QUE MARCELO FOSSE ÓTIMO ATOR, A PRINCESA SABIA A TRISTEZA DE SEU CORAÇÃO!

NUMA BELA TARDE LIS O VIU CHORAR , NUM CANTO DO PALÁCIO!CORREU DESESPERADA ATÉ ELE,COM AS MÃOS CHEIAS DE MOEDAS DE OURO; O ABRAÇOU LONGAMENTE E DISSE-LHE:-´´ VÁ!´´

OFERECEU-LHE AS MOEDAS E COMPLETOU:-´´ EU O AMO TANTO QUE VOU LIBERTÁ-LO PARA SER FELIZ´´...

NUNCA MAIS PROCUROU SABER DO REINO MOURO ;APENAS MANTINHA-SE INFORMADA SE O PRÍNCIPE ESTAVA FELIZ;JAMAIS CASOU-SE,JAMAIS FOI MÃE;MAS SENTIA UMA PAZ INENARRÁVEL EM SEU CORAÇÃO.DESCOBRIU QUE O IMENSO AMOR ERA VERDADEIRO ;PORQUE APENAS ELE PODE LIBERTAR,RENUNCIAR,COMPREENDER...

NAQUELA VIAGEM LIS LIBERTOU-SE DO PASSADO ,DA DOR JUVENIL,AOS 80 ANOS DE IDADE!

NÃO SOUBE SE O SONHO FOI UMA VISÃO DE OUTRA VIDA; SE FOI UMA INDICAÇÃO DO INCONSCIENTE ;SE HÁ OU NÃO EXPLICAÇÕES PARA ESTAS COISAS.SEGUNDO ELA, ´´ANTIGAMENTE NADA SE COMPREENDIA,NADA SE QUESTIONAVA; OS FATOS OCORRIAM E PONTO´´.

ENTRELACEI MEUS DEDOS NOS CABELOS GRISALHOS E CACHEADOS DE LIS;FITEI SEUS LINDOS E VIBRANTES OLHOS CLAROS;BEIJEI-LHE A FRONTE E COMPREENDI QUE AO INVÉS DE UM LINDO QUADRO, EU ESCREVERIA ACERCA DE SUAS MEMÓRIAS ....

TORÇO PARA REVÊ-LA A CADA ENCONTRO ´´ MÁGICO´´; E PEÇO A DEUS QUE EU POSSA SORVER CADA EPISÓDIO FANTÁSTICO QUE CHEGA ATÉ MIM.

É FATO! ´´ HÁ MUITOS MISTÉRIOS NA VIDA DE UMA MULHER´´!

2006

NILMA O. FINHOLT