Até hoje eu a aceitava, e confesso até que com certo orgulho. Pois se me pagaram com a moeda QDLP$ é porque não teria quantia igual em moeda corrente, hoje, o Real.
Só que quando eu vou comprar pão, que é uma delícia de bem feito, o dono da padaria não aceita que eu o pague em QDLP$. E tenho que devolver o saco com os pães quentinhos.
 
Noutro dia fui ao gerente do banco e disse feliz da vida:
- Vim quitar meus débitos, faça as contas, por gentileza.
E ele todo satisfeito a fez com muita rapidez e segurança.
Sei lá quantos dígitos tinham ali, de tanto que eram os zeros...
Eu, toda feliz, abri o meu melhor sorriso, abri a bolsa e preenchi um sonoro cheque: - DLP$ isso e lhe dê em dobro. Pois é um excelente gerente, tão educado e com muita solicitude me atendeu...
Não entendi o porque, mas o sorriso do gerente se fechou na hora. Parecia uma Dama-da- noite, em final de ciclo. Chamou os seguranças. 
Nem preciso contar de quê o delegado me chamou, né?...

Até que o pessoal do CRM* é legal. Só lá aceitaram a moeda QDLP$. Não sei também se é porque era única que eu tinha.

Agora quando tentam me pagar com essa moeda, sorrio e digo: - Guarde pra ti amigo (a). Pois que dessa To com um cofre cheio. Me paga em Real mesmo, que dessa meus bolsos estão vazios.

Plantei todas as DLP$ no jardim lá de casa. Adubei a terra, reguei, fiz tudo direitim...                 
Mas, até agora só nasceu capim.
 
- Moço, aceita 10 DLP$ nesse relógio?
- Nem pensar... essa moeda é trocada por um favor, um serviço... Esse relógio custa R$250,00.
- Ah tá! Então eu pago DLP$250,00. Que pelo que entendi até o dia de hoje,vale muito mais do que esse tal de Real aí.
O comerciante disse-me com muita propriedade na voz:
- Oras, vá e carregue esse seu saco de DLP$ pro quinto dos infernos.
- Tá pensando que eu sou boba, é?
Vou nada.
O Sr. acha que se eu for pra lá Deus vai pagar o que me deve?





*CRM= Centro de Reabilitação Mental.
Jaqueline Serávia
Enviado por Jaqueline Serávia em 15/06/2008
Reeditado em 15/06/2008
Código do texto: T1035476
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.