Na fila do banco...

Na fila do banco...

Filas neste país são o que mais encontramos, porém onde mais podemos nos divertir é, na fila do banco. Um grupo de pessoas na fila de um banco já um pouco chateados com a demora, pois para variar dez caixas e somente cinco, com funcionários atendendo, estava reclamando . Em fila de banco acontece de tudo: Fala-se mal do Banco, depois do governo cujas leis existem e não são respeitadas, e todo tipo de assunto ocorre. Já vi vendedoras divulgando seus produtos na fila, distribuindo revistas e depois recolhendo e pasmem, anotando encomentas e endereços para a entrega. Intrigada perguntei-lhe: _Isso dá certo? Ela me respondeu ? _ Muito mesmo!

Foi o modo que eu consegui de aproveitar a hora perdida aqui, diminuindo meu prejuízo.

No dia seguinte fui ao mesmo banco, mas fiquei menos de uma hora na fila, pois no anterior foram uma hora e dez minutos de espera. Fiquei ao lado de uma senhora que me deu receitas ótimas dietéticas, peguei um papel na bolsa e anotei , como sou muito comunicativa, passei adiante para os que gostavam de culinária . Percebi que conversar sobre assuntos variados, nos faz bem e não sofremos tanto com a espera. Nesse mesmo dia ficamos consternados porque uma anciã, de 82 aninhos, parecia da roça, pois pouco sabia, estava se colocando na fila comum do caixa. Brasileiro pode ser tudo, mas é acima de tudo um povo solidário . Todos nos revoltamos e a conduzimos à fila dos idosos. Sabem o que aconteceu? Ao chegar ao caixa ela não se lembrava da senha, para poder retirar sua aposentadoria, aliás altíssima do INSS de um salário mínimo. O caixa ficou impaciente, pois haviam outros idosos atrás dela, Começamos a gritar que fosse mais carinhoso com ela e lhe desse uma nova senha. Ele o fez, todavia ela não sabia ler nem escrever... Moral da história, um de nossos companheiros de fila foi a pedido nosso perguntar se teria algum acompanhante para ajudá-la e ela respondeu simplesmente: _ Naum sinhô, num perciso naum. Ando pa todo lado e sei o que to fazendo. E a pessoa disse: _ Como a senhora vai voltar pra casa sem seu dinheirinho? _ Vorto a pé, foi assim que cheguei, moço! Manhã vorto di novo e vo trazê minha bisneta, pra modi mi ajudá. To costumada a andá, saum só seis quilomes inté a granja. Gradecida viu? Gradecida a todos oces que quiserum mi ajudá. E foi saindo do banco , com aqueles passinhos curtos e lentos, cabecinha branquinha, roupas de tecido estampadinho e fino, e tênis bem surradinho nos pés.

Chegamos a conclusão de que ela era feliz assim mesmo. E nós? _ Nós sempre insatisfeitos porque sabemos muito sobre leis, direitos do consumidor e etc...

Trecho do livro: Nas filas da Vida.

Autora: Denise Vieira

Registrado no EDA

Denise Doro
Enviado por Denise Doro em 12/08/2008
Reeditado em 18/07/2018
Código do texto: T1125411
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.