*LEMBRANÇAS*

Houve uma época na minha vida que vendi livros;os ganhos ajudavam a complementar o meu parco salário de professora.Atendi a um anuncio da Abril e fui trabalhar;era persuasiva e amava os livros;deu certo;além disso,era meio cigana,adorava aventuras,o inesperado e,sobretudo,conhecer gente.Poucos meses depois que comecei já tinha ganho minha primeira árvore,a premiação da Abril para os bons vendedores.Quando saí,5 anos depois,tinha uma verdadeira floresta em minha biblioteca.A principio,fui vender para os amigos,depois para os amigos dos amigos e,foi assim,que conheci o ganhador da loteria.Tinha ganho o prêmio máximo e queria entrar para o sofisticado mundo dos ricos e cultos.Uma prima distante dele ,me deu as dicas.Telefonei marcando a entrevista,disse quem tinha me indicado,e,numa tarde de quarta-feira fui até o hotel onde estava hospedado com a mulher e os dois filhos,enquanto esperava aprontar a nova casa.Expús os broadsides,folhetos de propaganda das obras e falei sobre elas.No fim,ele escolheu três,as mais caras.Preenchi a proposta,nomeei as obras escolhidas e recebi,cash,o valor das três.Bela comissão,ia quebrar não um galho,mas,uma floresta!

Estavamos na piscina,mandou vir um refrigerante e aproveitei para elogiar sua compra.Realmente bem escolhida,eram as melhores coleções que tínhamos;e,aí,entendi o que sua prima tinha falado a respeito dele:que era bronco e pernóstico.Caí das nuvens,o que é melhor do que cair de um terceiro andar,quando ele respondeu:não sei nada de livros,mas,esses são bonitos e tem as cores do meu time:vermelho,azul e branco.Ele torcia pelo Bahia.

Meses mais tarde,largou a mulher e andou metido com cavalos lentos e mulheres rápidas;morreu há dois anos num abrigo de indigentes.O que prova a sabedoria do ditado árabe:”Deus castiga alguns homens,enriquecendo-os.”

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 26/08/2008
Código do texto: T1146296
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.