Mais um ano se vai... Reflexões de Final de Ano

(O conto abaixo foi publicado na revista Família Cristã, edição de Novembro/2007).

Ao entrar em seu pequeno apartamento, Sandra abre a geladeira, pega um prato congelado e coloca para esquentar. Senta-se no sofá com um copo de refrigerante, após mais um dia quente e de muito trabalho. O final do ano se aproxima e ela precisa começar os balanços de vendas e resultados da empresa, verificar o desempenho das equipes e fazer todo o fechamento de mais um ano que se acaba. Algo, porém, a incomoda, e, na confusão de seus pensamentos, Sandra acaba de se dar conta que o ano está quase acabando: “Já estamos no final de ano! Como o tempo passou rápido! Mal comecei 2007 e 2008 já se aproxima com uma velocidade...”

O barulho do microondas anuncia que seu jantar está pronto. Ao sentar-se para comer, sozinha, liga a televisão. Assiste ao jornal, que traz as mesmas notícias de sempre, e um pensamento ainda a perturba durante todo o jantar: “Mais um ano se acabando. Planejei começar um regime, entrar na academia, arrumar um namorado, mudar de emprego, reformar o apartamento. Tantos planos... Minha bolsa está repleta de sementes de romã e de uva, folha de louro, para trazer prosperidade, sorte, e me ajudar a conquistar meus sonhos”.

Sandra continua relembrando o ano que passou depressa, só que esteve tão envolvida com o trabalho, que esqueceu de sua vida por diversos dias, meses e, agora, por um ano todo. “Será que mamãe fará algo este Natal? Pelo visto vou ter que ficar em casa, celebrando mais um Natal sozinha, já que meus irmãos comemoram sempre com a família de suas esposas. Bom, não custa ligar.”

Pega o telefone, um tanto quanto relutante, e disca para a mãe. “Oi pai, tudo bem? A mamãe tá em casa? Saiu? Ah, escuta o senhor sabe se ela vai fazer alguma coisa no Natal? Ela não comentou nada. Bem, estive pensando, podíamos fazer uma pequena ceia nós três, o que acha? Se posso ir aí amanhã? Sim, dou uma passada aí e conversamos. Mas será que ela vai querer? Até amanhã, um beijo”.

&&&&&&&&&&&&&&

Ao contrário de Sandra, Daniel, seu colega de trabalho, conversa empolgado com a mãe ao telefone: “Mamãe, escuta, vou comprar as coisas para a ceia, preocupe-se apenas em ligar para a família e convidá-los, eu cuido do resto...”. Daniel é do tipo família, que faz questão de reunir todos ao redor da mesa na noite de Natal para confraternizar. “A senhora quer saber dos presentes? Sim, posso levá-la para comprar os presentes. Mas isso é tão importante? Só uma lembrancinha, está bem está bem. Não acho que seja tão importante assim, mas se a senhora faz questão, tá bom, no final de semana a gente vai. Preciso desligar, um beijo, tchau.”

&&&&&&&&&&&&&&

Sandra termina o jantar, mas continua, em sua mente, revendo todo o ano que passou. Lembra-se dos amigos que se foram, das festas, das pessoas que conheceu, dos insucessos, das calorias que ganhou, de tudo que pediu na virada de 2006 para 2007. Apenas não fez uma pequena coisa: agradecer todos os dias por ter sua casa, um trabalho, saúde, uma família, quando muitos nada têm. E, por incrível que parece, existem aqueles que, mesmo desempregados, passando frio ou fome, são gratos a Deus por cada dia vivido e renovam sua fé a cada amanhecer, e não somente no Natal. “Parece que pedi demais e agradeci de menos” – conclui. “Agora que o ano já está acabando, vou aproveitar para colocar no papel aquilo que desejo para 2008, e o que tenho a agradecer a Deus por tudo de bom que aconteceu comigo. Pensando bem, não foi um ano tão ruim assim” – reflete, enquanto vai se deitar.

&&&&&&&&&&&&&&

Ao chegar em casa, Daniel beija o filho Henrique, de 5 anos, e a esposa, Marisa. “Falei com mamãe hoje, a ceia de Natal será na casa dela. Uma coisa simples, mesmo porque o intuito é reunir a família e agradecermos por mais um ano vivido.”

“Sem problemas, querido. Aliás, meus pais nos convidaram para almoçar lá no dia 25, como todo ano, tudo bem? Assim ficamos um pouco com seus pais e um pouco com os meus” – propõe Marisa.

“Perfeito. Pode confirmar com eles. Veja se querem que levemos algo” – sugere Daniel, que sempre é envolvido por um sentimento de alegria quando o final do ano se aproxima. Ao deitar, lembra-se dos amigos que ganhou, das promoções que teve no trabalho, dos momentos alegres, das dificuldades que passou com sua família, das conquistas que obteve, mas também das derrotas que o ajudaram a crescer. Daniel é o tipo de pessoa que celebra todos os dias a vida, renovando sua fé. Lembra-se de Jesus e de Deus não apenas nos finais do ano, mas a cada despertar.

Imersos em seus pensamentos, Sandra e Daniel adormecem. Um novo dia os aguarda.

Gu Oliveira
Enviado por Gu Oliveira em 16/09/2008
Reeditado em 06/02/2009
Código do texto: T1180535
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.