A enxurrada...

Toninho e Gil eram duas crianças distintas. Um, o Toninho era sensato, o outro, Gil, era tolo.

Toninho nunca faltava da escola, obedecia aos seus pais e ia todo domingo na igreja... Já Gil passava o dia pescando no ribeirão, desafiava sua mãe que tentava lhe dar conselhos... Domingo preferia mesmo dormir até tarde...

Nesse ritmo a vida de ambos seguia, até que num sábado, uma tempestade caiu sobre a vila em que moravam... Aponte sobre o ribeirão a enxurrada levara com sua força. Toninho estava do lado que dá para o caminho que dá para as casas, do outro, na encosta do morro estava Gil, desesperado por não poder transpassar o riacho. Toninho estava parado, atônito, vendo-se de mãos atadas e sem poder ajudar ao Gil. Este se arrepiava de frio e medo e lastimava ter abusado mais uma vez...

De repente um trovão estremeceu a terra que desabou pela encosta jogando com violência o corpo de Gil nas águas barrentas e de correnteza forte do ribeirão...

Foi a última vez que se viu o garoto Gil... Ele escolhera estar daquele lado...

Já Toninho foi trazido para casa por um vizinho que lá passava e hoje, quinze anos após esse fato, Toninho é um bombeiro conhecido de todos pelos seus atos de bravura e pelas medalhas que os justificam...

Hoje mesmo eu o vi saindo de uma escola lá no centro da cidade... Estava de mãos dadas com seu filho de oito anos, o Bentinho...

Soube pelo meu filho que ele foi dar uma palestra educativa para as crianças de lá e contou uma história para ilustrar melhor...

A história se chamava “A enxurrada”.

MORAL DA HISTÓRIA: Liberdade é não fazer aquilo que é proibido... Livre arbítrio é tomar para si a responsabilidade dos atos...

Sandro La Luna
Enviado por Sandro La Luna em 07/10/2008
Código do texto: T1215592
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.