COMPARAÇÀO

COMPARAÇÃO

Estava sentado dentro do carro, folheando um jornal de classificados,procurando um automóvel que coubesse dentro do meu orçamento,e se possível dentro do meu gosto,mas sei que dentro da minha ilusão dificilmente encontraria algo,pois não há limites para os desejos do coração.

Quando percebo,que se aproxima alguém.Pensei?:.. mais um mendigo para contar uma estória sem fundamento,para conseguir uns trocados para tomar umas cachaças.

Mas quando olhei,era um jovem de boa aparência,até certo ponto bem vestido,mas o que mais me chamou a atenção foi seu olhar.Dizem que os olhos são as janelas da alma,as dele estavam escancaradas,e deixavam mostrar os inquilinos que lá moravam:angustia,desespero e medo.

Antes de qualquer reação de minha parte,ele disse quase como um clamor,mas era muito mais, era uma confissão:

Por favor,só me escute um pouquinho,meu nome é.....,sou árabe,meus pais são muçulmanos,contrai AIDS em um relacionamento homossexual, eles quando descobriram minha doença,me expulsaram de casa,estou a 4 dias nas ruas,tenho muita fome,não quero dinheiro,mas por favor,ali na frente tem um bar que vende marmitas,me compre uma,ou um prato de comida,é só isto que eu peço.

Ele é quem estava com a barriga vazia,mais quem levou um soco no estomago fui eu.

Confesso que nunca ouvi uma confissão tão sincera em minha vida,nem nos altares,nem nos púlpitos,e creio que nem nos confessionários

Ele levantou a camisa e mostrou suas feridas,mais o que mais vi,foi alguém que sem pudor algum despiu a alma e mostrou sua dor.

Enfiei a mão no bolso, e sem saber o que havia dentro,tirei tudo,e torci para que fosse o suficiente,e coloquei em sua mão.

Quando ele percebeu a quantia,começou a chorar e perguntou:

Você “é”o que???

“é”o que!!!como assim!! Perguntei.

Você é “religioso”???

Não!!sou Cristão!!!afirmei.

Então você é crente???católico??ou o que???

Não!eu sou só um Cristão!,quem tem rotulo é garrafa,respondi.

Espere um pouco,não sai daqui,por favor espere só um pouco.

E saiu...pensei,o que será que ele foi fazer.

Ele retorna,para ao lado do carro e me faz mais uma confissão:

Ontem a noite uma Católica me falou de Jesus,eu então disse que gostaria de conhecer o Deus dos Cristãos,e ela então fez uma prece por mim.

Hoje fui pedir ajuda a um amigo Judeu,e contei minha historia.

__Grande negocio você fez!trocou um deus “Alá”que não serve de nada,por um “Jesus”de mentira.não tenho como ajuda-lo,disse ele.

Ao sair do estabelecimento dele, a primeira pessoa que encontro é você,então fiz questão de voltar lá,e lhe dizer:Sabe o Jesus que você chama de mentira!acabei de encontrar com um de seus servos,e me deu mais do que o suficiente para saciar minha fome,então eu voltei,só para deixar uns trocados aqui com você,para que quando o próximo vier te pedir alguma ajuda,você possa responder:Não tenho como te ajudar,mais Jesus deixou aqui algo para você.

Mas uma vez ele pegou em minha mão e fez sinal de reverencia por gratidão,eu a segurei bem forte,e fiz uma oração:Pedi que Deus fosse seu abrigo,não uma catedral,pedi que Jesus fosse seu alimento(pois “Ele” disse que era o Pão da Vida)e não uma religião,pedi que o Espírito Santo o curasse,e não um destes patuás que são anunciados pela televisão pelos vendilhões do templo.

Ele foi embora,ele não levou somente o que havia em meu bolso,levou também minhas tolas preocupações.

Chorei e pensei:Que maldição!Que desgraça,antes os homens se comparavam,agora comparam “deuses”

Alá, Yhave, Buda, Krishna, Jeová,Jesus...

Rubem Alves diz que a infelicidade começa com a comparação.

Perguntaram a Madre Tereza:Quem é Deus em sua religião???O próximo,ela respondeu.

Jesus também faz uma comparação: E disse o Senhor: A quem, pois, compararei os homens desta geração, e a quem são semelhantes?

São semelhantes aos meninos que, assentados nas praças, clamam uns aos outros, e dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes.(Lucas 7:31)

Ou seja,ninguém mais se alegra com os que se alegram,e ninguém mais chora com os que choram.

Ai fiz outra comparação:Quem será que estaria vivendo num inferno pior?

Este rapaz que contraiu esta doença em um relacionamento “irresponsável”

Ou os pais que o expulsaram de casa por causa de suas “crenças”.

Comparação é a medida da imbecilidade.

Alexandre Barbado