AS JABUTICABAS MÁGICAS

 

Certo dia juntamente com alguns amigos e amigas,  resolvemos a visitar um local famoso pelas deliciosas jabuticabas, as pretinhas famosas, chamado FAZENDA JABUTICABAL, possuidora de 25.000 pés das danadinhas, além de uma vinícula de primeiro mundo, tudo no Centro de Goiás, pertinho de Goiânia, uns 30 kms,  local onde reúnem pessoas de todo o mundo em época da produção ou seja> Setembro a início de Novembro. Reunimos em três carros e para lá fomos. Ao passamos por Aparecida de Goiânia, perguntamos o caminho correto e como todo Goiano, educados que somos, recebemos explicações da localidade, quilometragem, os pontos de referencias, localização em longitude e latitude (como disse o mestre indicador, caso os senhores possuírem GPS fica fácil), quase me arrebentei de rir quando percebi que o elemento estava mais encharcado que uma esponja na piscina etílica rsrsrs....

Então diante aquela informação precisa, continuamos caminhando pela estrada asfaltada. Vislumbrando o verde do cerrado baixo, emas e seriemas (aves pernaltas do cerrado), uma tatu fêmea e dois tatuzinhos, saracutiando perto de uns pés de bambus,  pés de pequi, tucano solitário em trânsito no céu, ar puro e o escuro da chuva a derramar logo mais, nada importa, o que interessa é a busca pela pretinha docinha, minha boca enchia dágua, só em pensar, não queria conversar, queria mais era chegar quando em uma curva cotovelo, 45 graus, eu passei reto e derrubei um condomínio de cupins de cabeça vermelha o rei do cerrado, quando desci para ver o estrago eles estavam se mobilizando, milhares deles para requerer indenização, sem nenhum estrago voltamos para a estrada e continuamos.

De repente chegamos a uma cidadezinha chamada Nova Fátima, pequena, como todas de interior, bem do interior, mas com uma diferença, passamos por 30 quebra molas e chifres, baixinho, médio, alto, altíssimo, velocidade máxima 10 km, estávamos parecendo uma tartaruguinha com duas perninhas quebradas, de muletinhas, andado de ré kkkkkkkkkkk.

Continuamos o percurso, gastamos com este circuito radical uns 40 minutos, enfrentamos ao final algumas costelas de vaca (para quem não sabe, são ondulações na estrada de chão, agita mais que um liquidificador) a dentadura de uma senhora que estava ao meu lado pulou fora, alguma coisa da filha dela também pulou fora, a tampa do som de meu caro pulou fora, ou seja quase que o motorista também pulou fora.  Sem muito alarde chegamos. Local bem arrumado, limpo,  profissionais na recepção e  nas informações, educadas, coisa difícil de se encontrar. Pagamos o preço cobrado e dirigimos até aos danadinhos 25.000 pés de jabuticabas, um mar de frutinhas no cerrado, um milagre .

Só para chegar no primeiro pé carregado passamos por mais de 500, olhei para o alto, tempo fechado, prestes a molhar todo mundo, vento e mais vento.

Iniciei o consumo das pretinhas rapidamente diante a chuva que estava prestes a cair, vento, folha, tudo preparando para uma tempestade, mas todos estavam degustando as danadinhas no pau com vontade, frutas, besouros, tudo junto as vezes, uma das meninas gritou minha mãe falou que não era para engolir o caroço, senão vai entopir... quando eu comentei em voz alta ... a minha taxa de glicemia vai chegar a 500 !!!! ...Do nada  uma voz metálica  chegou ao meu ouvido e disse:

- A minha irmã morreu tem uns trinta dias de Diabetes, dormiu e não acordou;

- Ressabiado, parei de chupar, com a minha mão cheia perguntei, ela era que tipo?

- Respondeu, que era tipo II,

- Pensei, a mesma que a minha...Perguntei, tinha quantos anos???

- 50 anos, estava saudável, apenas deve ter abusado de algumas coisas,  o senhor não tem medo de dormir e não acordar???????????????????????

- Eu parei, pensei...pensei......, joguei as minhas pretinhas rapidamente no chão, percebi que estava ventando forte, muito forte,  quando a chuva caiu pesada e eu olhei para os lados, não tinha mais ninguém..gritei por todos, não ouvir nenhum barulho, no meio da chuva, nervoso, escuro de arrepiar,  correr para onde???Lembrei-me de um banheiro no caminho, corri para um abrigo, tomando bastante chuva e pensativo sozinho naquele lugar, barro puro, meleca total,  água para todo lado, arrepiando de frio ou sei lá o que, ninguém por perto, eu e Deus . Sorte que o  dilúvio foi rápido, a chuva passou e eu voltei para a sede aguardando a turma, bebi um café quente, acompanhado de um bolinho de arroz, delícia !!!!.

Quando todos chegaram empanturrados de jabuticabas  perguntei, você viram aquela senhora de branco que estava conversando comigo???

Ficou doido cara, não vimos ninguém, inclusive não estava vendo nem você, para onde você foi,  achamos estranho porque você estava perto de nós e depois sumiu...quando começou a chover nos corremos para um abrigo e aguardamos ela passar....

Eu fiquei pensando, realmente eu estava em um lugar onde tinha tanta gente e eu não vi ninguém, inclusive no meu abrigo não chegou ninguém, o que teria acontecido, onde eu estava, quem era aquela senhora???????? Perguntas sem respostas...

 Voltei para casa, sem muita motivação,  imediatamente ao adentrar eu corri peguei meu aparelho para aferir a dosagem e constatei que ela estava 230, ainda bem que eu parei ali de consumir as docinhas caso contrário, poderia dormir e não acordar. Passei o dia descansando evitando qualquer distúrbio que alterasse a minha taxa, mas refletindo,  quem era aquela senhora da voz fria????????uma voz do além????? Sei não... estou preocupado,  ando passando por muitas coisas estranhas...mas ainda bem que  não estou escutando vozes !!!!! resolvi registrar mais uma vez as  coisas de meu querido Goiás.Muita paz e energia para todos...

   OBS:  A jabuticaba é uma fruta silvestre, de cor roxo-escura ou negra, segundo a variedade da planta, e polpa suculenta, mole e esbranquiçada. Pode ser consumida ao natural ou usada para fazer doce, geléia, licor ou vinho. É rica em ferro e contém, em menores quantidades, cálcio e fósforo. Também fornece algumas vitaminas, principalmente a C, sendo comprada por quilo.

  

 

Kulayb
Enviado por Kulayb em 14/10/2008
Reeditado em 14/10/2008
Código do texto: T1227638
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.