Práxis

Sempre sonhei em participar de um congresso internacional, ou de um congresso nacional, ou de um congresso, ou um fórum, ou um encontro de professores e/ou alunos, sei lá! Mas tenho uma necessidade de possuir um papel que ateste minha passagem em um desses cantos. Até que um dia eu consegui.

Na verdade não consegui, colocaram-me num evento feito para estudantes universitários, professores estaduais e municipais e alunos do PEC. Encontrava-me na terceira classe, embora fosse considerada as três funções na hora de angariar as verbas para a realização do evento. Sempre fizeram assim: na hora de contar quem seria beneficiado com o evento, eu era citado várias vezes na boca daqueles que sabiam fazer uma pessoa se sentir importante, sabendo eu que na hora da discussão, dirigiam-se a mim como beneficiado do programa PEC, do tipo que jamais chegaria à universidade se não fosse pela bondade do governo em criar oportunidades para isso.

Mas o importante é que estou aqui, neste centro federal de tecnologia apreciando esses cartazes, respirando o ar de tantos educadores ilustres que fui apresentado durante os estudos nas disciplinas pedagógicas do curso e hoje posso vê-los de perto, escutar suas filosofias educacionais que impregnaram minha prática pedagógica desde então.

Tem tanta gente que não consigo nem chegar perto do balcão para pegar meu material. Esse povo devia se conter e esperar calmamente a chamada, mostrando que tem educação, afinal o congresso é de EDUCAÇÃO! Olha o que estão fazendo... que absurdo! Vou tomar um ventinho lá fora.

O que o senhor está fazendo aí parado, olhando para o meu carro? Saia já!

Calma senhor! Sou negro, mas não sou ladrão, não! Estou aqui apenas apreciando o vento, estou com calor! Fale com educação que sou...

Não me interessa o que você é! Saia senão eu chamo a polícia!

Eu vim para esse congresso para... calma ! não precisa me empurrar seu filho da puta! Mauricinho estérico! Quem pode lhe denunciar sou eu, viu?

Agora só era o que faltava, essa gentinha metida tomando consciência dos direitos do cidadão. Enxoto mesmo, meu carro não é banco de praça. Se ele soubesse como estou estressado hoje, não tinha nem aberto a boca. Cadê essas folhas? Onde danado eu coloquei? Ah... tá aqui. Agora é outro sacrifício para entrar, com essa mundiça que foi convidada , como não posso ficar estressado? Se eu soubesse que seria assim, não teria vindo! Essas porras desses professores não sabem nem ler os nomes nas cadeiras...tão simples: leu, sentou, pronto! Se me aborrecerem mais um pouquinho, vou embora.

Você de novo? Saia da minha cadeira, vamos!

Ham? O que?

Olha o que você fez imbecil ? Minha camisa está toda molhada!!

Senhor, desculpe! Eu tive foi um susto com seus gritos no meu pé do ouvido.

Não seja ridículo querendo justificar seus erros! Saia da minha frente que quero sentar na minha cadeira. Já é a segunda vez que cruzo com você hoje e pela segunda vez tenho vontade de te espancar!

Olha aqui, cara, se você tocar um dedo em mim, eu juro que esqueço que estou num congresso de EDUCAÇÃO e te acerto uma na fuça, heim?

Seu analfabeto constitucional, quem você pensa que é ? Desinfete da minha cadeira e deixe minha água aí, antes que você derrame em cima do meu material, vamos! Saia que seu lugar não é aqui, vai vigiar os carros, vai!

Lamento desapontá-lo, mas eu sou participante deste congresso. Sou PROFESSOR, ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO, e paguei por essas coisas que o senhor acha que são suas. O senhor pode ter uma roupa melhor do que a minha, mas é igual a mim aqui.

Que merda! Esse imbecil tem o mesmo nome que eu. De quem foi essa idéia de organizar as cadeiras por ordem alfabética ? Não vou pedir desculpas pelo equívoco, se ao menos fosse estudante da pós-graduação... ou um estudante normal...

Só podia ser uma estudante desta estirpe: DO PEC ! Você se acha muito importante, não é? Pois não retiro o que eu disse e acho que vocês, que não evoluem com o progresso educacional, serviriam muito mais nos estacionamentos. Só fazem atrasar o andamento nas salas de aula, não acompanham os conteúdos, não sobrevivem na vida acadêmica sem uma ajudinha de um professor cansado de reprová-los e convicto de que vocês são inferiores... ponha-se no seu lugar! Vá ensinar o b-a-bá para aqueles analfabetozinhos que precisam do conhecimentozinho de vocês, vá!

Você está sendo grosseiro, preconceituoso e pedante demais pro meu gosto! Vou já fazer você engolir tudo o que disse, seu corno filho de uma merda!

(...)

“Senhores educadores, vamos dar início ao nosso Fórum de Educação, cujo tema é Prática educativa permanente para conseguirmos ser cidadãos. Para nossa solenidade de abertura teremos o prazer de assistir a uma palestra ministrada pelo ilustríssimo Professor Doutor em Educação e Ética sócio - cultural dos direitos do cidadão, o senhor Marcos Malssabe!!!”

Com licença, senhor, pode fazer o favor de passar essa pasta que está ao lado da sua cadeira ? Preciso ir, depois continuaremos conversando sobre o PEC e os benefícios que isso traz à sociedade. Estão chamando-me para compor a mesa. Até mais.

Seu cínico! Está fugindo, né ? Eu vou te pegar, viu? Isso não vai ficar assim, não!! Soltem-me seus gaurdinhas de meia tigela, eu preciso assistir a essas palestras, mesmo que seja daquele nojento educador rapariga que me humilhou!

Você vai se acalmar num canto apropriado para pessoas que desrespeitam os cidadãos. Tenha educação, rapaz! Fica ofendendo um mestre em Educação como o senhor Malssabe ? Discuta com alguém da sua laia! E não se preocupe que você irá receber em casa seu certificado de participação , mesmo com sua postura errada durante um evento como esse. Fiquem de olho nele! Depois que você se acalmar, pode ir e não volte mais, viu ?

Eu fui ofendido, humilhado, agredido e estou aqui, numa sala vigiada pelos organizadores que asseguram a impunidade do meu agressor, que por sua vez está dando uma palestra sobre Educação!

Será que eu poderia assistir pela tv a abertura do evento? Eu sei que está sendo filmado. Por favor, vai ?

Tudo bem, liga aí que o sistema interno de filmagem já está pronto para a transmissão.

Muito obrigado.

Isso é que é ser hipócrita ! Discursando sobre a postura do professor, não só como educador na sala de aula, mas também como colaborador do exercício da cidadania e exemplo para propagar o respeito na esfera social. Propagou foi ódio em mim, isso sim! “(...) àqueles que formam o quadro docente pouco qualificado, mas que mesmo assim continua passando o saber empírico de toda uma vida para seus alunos; aos discriminados, excluídos do ciclo acadêmico; aos mais humildes e analfabetos, dedico essa palestra.” E todo mundo aplaudindo... o cara que diz ser necessário respeitar a pluralidade cultural, as diferenças sócio - culturais, conservar a alteridade, utilizar sempre no dia-a-dia o que aprendemos nos livros, fazendo diminuir a distância entre a teoria e a prática, é o mesmo que, fora da sala de apresentação, mata com sua soberba, sua falta de paciência, sua língua anti-ética, um ser que perdeu sua identidade de estudante, sua profissão e sequer foi respeitado como cidadão. Mas eu fui o último que ele tratou assim. O que vou fazer com ele vai ser tão ético e educativo que depois que eu terminar, ele vai cagar ética, teoria, direitos humanos... É isso! Vou fazê-lo engolir os livros que escreveu, página por página, até ele internalizar, literalmente, a ética e toda educação produzida, desejada e “praticada”. Esperarei o término das palestras para pegar esse corruptor, fingidor de uma merda. Quero só escutá-lo dizer uma palavra.

Olá, senhor! Lembra-se de mim ? Faz uma semana que o senhor me ensinou como agir com respeito e ética através da educação, lembra ?

Olha meu rapaz, estou muito feliz com o sucesso deste fórum, com o brilhante desfecho que ele teve e não estou disposto a dar atenção a gente como você. Dê-me licença e...que é isso ? O que você está fazendo ? Peraí...

Está gostando doutor ? Abra a boquinha, abra! Essa parte aqui tem tudo que ver com o senhor, quer que eu leia antes ? Vamos, não quero usar da força para com uma pessoa que entende tão bem sobre a Educação.

Não agüento mais!

Então chega deste aqui, vamos para as páginas da Constituição! Estas palavras norteiam todo o seu trabalho, não é ? Vai ser gostoso internalizar tudo. Sim... muito bem...! Bom menino...

Por favor, por favor! Não faça mais isso! Se eu fiz algo com você que lhe magoou, ofendeu tanto... sou um educador, sou capaz de reconhecer meus erros... peço...peço... des... descu... desculpa!

Isso era tudo que eu queria escutar: um pedido de desculpa. O senhor é muito educado.

Realmente, quando as pessoas internalizam as leis, os ensinamentos, elas são capazes de se redimir, de mudar de comportamento. Não importa como isso aconteça nem quando, mas uma dia a Educação, assim como o Amor, muda tudo. Estou feliz por ter comprovado isto.

Suspiro
Enviado por Suspiro em 18/10/2008
Código do texto: T1234890
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.