AS ATRIBULACÕES DE UMA PROFESSORINHA

ME FORMEI MUITO CEDO.AOS 16 ANOS JÁ ERA PROFESSORA PRIMARIA.FUI ESTAGIAR NUM COLEGIO PÚBLICO,ONDE FUI APRESENTADA  AOS DESPOSSUIDOS E VI A COR FEIA DA MISERIA.CRIANÇAS ESQUÁLIDAS,TRISTES,DESINTERESSADAS DE TUDO.ENSINANDO COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL(!) TIVE UMA SURPRESA BEM DESAGRADAVEL;PERGUNTANDO A UM MULATINHO LISO,DE OLHOS MUITO ESPERTOS E BULIÇOSOS,O QUE AGENTE DEVIA POR NO PÃO,NA REFEIÇÃO MATINAL.PARA TORNA-LO MAIS NUTRITIVO,ELE RESPONDEU:-CAFÉ.DESCONHECIA A MANTEIGA,NESTE PAÍS AGRICOLA,DONO DE UM DOS MAIORES REBANHOS VACUNS DO MUNDO.

A DISCIPLINA,TAMBÉM,NÃO ERA DAS MELHORES.A DIRETORA ACONSELHAVA:-TEM QUE TER PULSO.EU TREMIA NAS BASES.SALA PEQUENA,60 ALUNOS,VINDOS DAS CAMADAS MAIS BAIXAS DA POPULAÇÃO,MEIO MORTOS DE FOME,ALGUNS DESCALÇOS-SINTAM O DRAMA!-

UM DIA FUI CHAMADA Á DIRETORIA,POR QUALQUER MOTIVO,E,QUANDO VOLTEI,NO IMENSO QUADRO-NEGRO ESTAVA ESCRITA ,EM LETRAS GARRAFAIS,A PALAVRA PICA.ERA UMA PALAVRA ,COMO OUTRA QUALQUER,MAS,OS RISOS ABAFADOS E O AR DE SAFIADOR DOS GAROTOS,DIZIAM BEM O MOTIVO DA PRESENÇA OSTENSIVA DA PALAVRA.DEI AS COSTAS PARA A CLASSE,DE FRENTE PRO CRIME,ENQUANTO PENSAVA O QUE FAZER.DE REPENTE,FEZ-SE A LUZ.VIREI-ME PARA OS GAROTOS,REPETI A PALAVRA CALMAMENTE E DISSE:-

MAS,QUE TURMA LEGAL!VEJO QUE ESTÃO QUERENDO APRENDER VERBOS,NÃO É?CONJUGAÇÕES?POIS VAMOS CONJUGAR O VERBO PICAR,PRIMEIRO,EM VOZ ALTA,DEPOIS,VOCES VÃO ESCREVE-LO NO CADERNO E FORMAR FRASES,OKEY?BEM,ISSO DUROU QUASE ATÉ O FIM DO DIA.NUNCA MAIS,NOS DOIS ANOS QUE PASSEI LÁ,PALAVRAS INCONVENIENTES FORAM DITAS OU ESCRITAS.

MUITOS ANOS DEPOIS,FUROU UM PNEU DO MEU CARRO,HÁ UNS DUZENTOS METROS DA MINHA CASA;EU NÃO SABIA TROCAR PNEU,ENTÃOPAREI UM TÁXI QUE ME LEVASSE PARA CASA  E LÁ CHAMAR ALGUÉM MAIS COMPETENTE DO QUE EU PARA RESOLVER O PROBLEMA.O MOTORISTA ME PERGUNTOU O QUE HAVIA,CONTEI,ELE DESCEU,TROCOU O PNEU,COLOCOU O ESTEPE E NÃO QUIS COBRAR NADA.CONSTRANGIDA,COMO FICO EM SITUAÇÕES ASSIM,OFERECI-ME PARA,AO MENOS,PAGAR A BANDEIRADA.DAÍ,ELE DISSE:-A SENHORA FOI MINHA PROFESSORA NO LUIS TARQUINIO,FOI UM PRAZER AJUDA-LA;MOSTROU-ME O RETRATO DO FILHO,CUJOS OLHOS VIVOS E NEGROS ERA IGUAL AOS DELE,NO TEMPO QUE IGNORAVA A MANTEIGA.

AINDA NÃO SEI ABRIR LATA NEM TROCAR PNEUS,MAS,TENHO APRENDIDO MUITO SOBRE O LADO BOM DAS PESSOAS,QUANDO BEM ORIENTADAS.

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 22/10/2008
Código do texto: T1241625
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.