Sensível demais?

Passando pela rua Cícero Dantas, avistei um senhor puxando um carrinho carregado de papelão. A cada cinquenta metros ele parava e descansava o peso que devia estar trazendo de muito longe e que provavelmente, ainda iria carregar por alguns quilômetros.

Pensei:

- Quantos filhos ele deve ter? Como será a sua casa? Será que os filhos estudam? O que devem comer todos os dias? Ele já esta com aspecto sofrido, será que terá como sobreviver sem aposentadoria?

E por um tempo observei-o, imaginando como seria a vida daquele pobre homem.

Sem pensar duas vezes, alcanceio-o e num gesto humilde tirei do bolso dois reais, afim de que pudesse alegrá-lo pelo sacrifício do dia.

Escutei:

- Obrigado! Deus te abençoe!

E um belo sorriso tomou conta daquele rosto que há pouco demonstrava sofrimento.

Minh'alma alegrou-se e neste momento senti uma imensa paz.

--------------------------------------

No outro dia... Sentada na mesa de bar, trocando umas palavras com um amigo, outro velho homem apareceu. Já estávamos pagando a conta para irmos embora.

Tinha aspecto meio louco, bêbado talvez. Queria vender-nos um velho cinto de cor marron e furinhos prata.

Logo respondi:

- Certamente, ele não combinará comigo! Fique com ele. Venda-o para outro alguém. Mas tome aqui o que tenho para te ajudar...

(Era o troco da conta que pagamos... oitenta centavos).

Num gesto de agradecimento ele disse:

- Toma aqui. Eu fiz. Ela é sua.

(Era uma pulseira de couro, desgastada do tempo e seu suor).

Respondi:

- Não é necessário! Fique com ela. Nós temos que ir. Estamos atrasados.

Ele insistiu:

- Não. Ela é sua! Já estou conseguindo...

(Há algum tempo estávamos esperando ele tentar tirá-la).

Estiquei o braço, ele amarrou a pulseira.

Agradeci:

- Obrigada! Um bom trabalho pro senhor.

Ele se despediu com um sorriso.

Voltei a pensar e refletir sobre tais coisas... Os pequenos gestos traduzem grandes sentimentos de conhecidos ou não. Senti-me mais feliz!

Ia jogar a pulseira fora, mas pensando bem, achei melhor guardá-la. Ela me traduz uma lição!

Doce Pétala
Enviado por Doce Pétala em 12/11/2008
Código do texto: T1278777
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.