EXPERIÊNCIA

Levantou-se com o sol. Vestiu sua melhor roupa e saiu.

Levava a sua vida naquela pasta.

Andou... andou...

Com as mãos enxugava o suor que minava pelo seu rosto.

Tinha a garganta seca, o estômago reclamava a falta de alimento, mas não desistia, seguindo confiante.

Mais uma tentativa e nada!

A cada negativa que recebia, parecia que aquela pasta, ia se tornando mais pesada.

O sol castigava-o.

Mais um não no seu rosário de nãos, quantos já tinha recebido? Agora não contava mais.

Andou o dia inteiro e, a noite chegando, retornou para casa...terminara o dia e ainda não foi desta vez.

Cabisbaixo, exausto, seus pés reclamando, o estômago roncando, sua boca ressequida pela sede não o incomodavam tanto, como os nãos que tinha recebido.

Assim foram-se os dias...

Passou o verão, chegou o inverno e ele não se deixava abater.

Sob a chuva fina, continuava na sua peregrinação.

Às vezes, quando ela engrossava, procurava um abrigo qualquer e ficava rezando para que não demorasse muito.

Assim que amainava, continuava a sua busca com a esperança no coração.

Os dias... os meses... e os anos foram passando e... nada.

As lágrimas faziam caminhos pelo seu rosto, porém, não se deixava abater.

"Desta vez irei conseguir", pensava.

Ensaiava mil vezes a maneira de como iria falar, colocava o mais lindo sorriso no rosto e, quando perguntava, recebia como resposta:

- Passa outro dia.

- Já foi preenchida.

- Não temos vaga.

- Quem sabe na próxima.

- Não preenche os requisitos.

- Aguarde que chamaremos caso haja vaga.

Eram inúmeras as respostas, porém, o que doía-lhe mais profundamente no coração e ficava martelando em sua cabeça era quando perguntavam:

- Tem experiência?

- Não - respondia.

Desolado, apertava sua pasta contra o peito. Nela estavam seus documentos, entre eles, sua carteira profissional em branco.

Desanimado, ficava intimamente se perguntando:

" Como ter experiência se não lhe davam uma chance, se não conseguia ter seu primeiro emprego? Eu só quero trabalhar!".

Angela Pastana... Poeta paraense

Obra: "O Outro Lado"

Angela Pastana
Enviado por Angela Pastana em 14/01/2009
Código do texto: T1383526
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.