Migração

Eram,ao todo,sete irmãos.Quatro meninos e tres meninas.No pequeno casebre,localizado em Sergipe,eles esperavam ansiosamente a chegada do pai,que fora pra São Paulo,em busca de uma vida melhor.Eles se viravam como podiam.D.Maria,mulher de fibra,já beirava os quarenta anos e ia pra roça,trabalhar feito homem,levando os filhos maiores.Na marmita,uma banana,um ovo e farinha de mandioca.

Os mais novos ficavam em casa,brincando na terra e nadando no riacho.Sentiam muita falta do pai,afinal,tinha quase um ano que ele partira.De vez em quando,o irmão dele,que era capataz em uma fazenda,trazia noticias dele,recebidas atraves de uma breve ligação.

A mãe ,não demonstrava saudade,mais as vezes era pega com o olhar distante,cheio de lágrimas.Por dentro estava em frangalhos,mas se fazia de forte para não entristecer os meninos.

Em uma manhã de domingo,D.Maria alimentava as galinhas,quando seu cunhado,o capataz,trouxe a tão esperada noticia.Ele mandou o dinheiro para a viagem e estava esperando sábado proximo na rodoviaria de São Paulo.

Alguns dias depois,eles partiram,as roupinhas de missa no corpo e grandes sonhos no coração.Mais uma familia,indo em busca de uma vida melhor,rumo ao desconhecido.

Uma,em centenas que partem todos os dias,sem certeza de nada,sem emprego garantido.Pessoas que fogem da pobreza,para encontrar a miséria nos grandes centros urbanos.

Daiane Nascimento
Enviado por Daiane Nascimento em 30/04/2006
Reeditado em 30/04/2006
Código do texto: T147877