15 CENTAVOS DE DIFERENÇA

Quando Valentina pediu ao marido dinheiro para comprar mistura, ele lhe deu uma moedinha de um real, dizendo:

- Compre só um pé de alface.

Valentina foi ao supermercado próximo e escolheu um pé de alface que custava 55 centavos e depois passou pela confeitaria e pegou um doce de 45 centavos.

Ao passar pelo Caixa, no entanto, a funcionária disse que o preço da alface era 70 centavos e que, portanto, faltavam 15 centavos.

- O preço marcado lá na gôndola era 55 centavos, protestou Valentina.

- Mas subiu. O novo preço já foi fixado, 70 centavos.

- Não sei de nada. Quando peguei custava 55 e eu não pago mais do que isso.

- As duas moças começaram a discutir. Valentina reclamando da ladroeira e a outra dizendo que não podia liberar a compra faltando 15 centavos.

As pessoas que esperavam na fila, algumas se impacientavam com a demora, outras davam palpites e contavam coisas que já tinham acontecido com elas na hora de pagar as compras.

Dividiam-se as opiniões:

- Ela tem razão. O preço era mesmo 55 centavos. A Caixa devia deixar por isso mesmo. O supermercado não iria à falência por isso.

- Acontece que a moça é funcionária e tem que cumprir ordens, se subiu, tem que cobrar pelo novo preço.

-Tanta conversa por causa de 15 centavos. Grande coisa!

Um senhor muito sério, único homem na fila, ponderou:

- É muita coisa sim. Sobre 70 centavos dá mais de 20 %.

Enquanto isso as duas continuavam discutindo, trocando desaforos e até palavrões.

O segurança aproximou-se, os ânimos acalmaram e Zilda, a funcionária, devolveu a moedinha para a outra e recolheu sua compra.

Mas, não ficou por isso mesmo.

No dia seguinte Valentina reapareceu no supermercado e se pôs desfilando diante dos caixas reclamando a altas vozes do mau atendimento da loja.

Quando passou pela Zilda, pegou uma lata que estava sobre o balcão e jogou em direção a ela.

Não acertou, mas a moça enfurecida saiu de um salto de seu posto, agarrou o banquinho onde estivera sentada e desceu-o na cabeça da escandalosa que caiu no chão, sangrando.

O segurança apareceu, desta vez acompanhado de um policial que levou as duas para o distrito onde tiveram que explicar a razão de toda essa briga.

Foram liberadas, mas Zilda perdeu o emprego e Valentina teve uma homérica briga com o marido.

Ele era muito conhecido no bairro. Era até candidato a Vereador e o escândalo provocado pela mulher empanou-lhe a imagem,

Tudo por causa de 15 centavos!

Maith
Enviado por Maith em 30/03/2009
Código do texto: T1513972