HOMENAGEM AO DIA DO ÍNDIO

MEU FILHO CHEGOU EM CASA E DISSE TER APRENDIDO QUE O DIA 19 DE ABRIL ERA O DIA DO ÍNDIO, MAS ÁVIDO POR CONHECIMENTOS, QUERIA SABER MAIS, ENTÃO ME PERGUNTOU:
- PAI, COMO SÃO OS ÍNDIOS? COMO FOI A HISTÓRIA DELES? ME CONTE MAIS.
EU ENTÃO IMPOSTEI MINHA VOZ TIPO "SABE TUDO" E INICIEI A NARRATIVA DE MEUS CONHECIMENTOS:
- POIS ENTÃO MEU FILHO! A MUITOS ANOS ATRAS AQUI NO BRASIL SÓ EXISTIAM ÍNDIOS E ELES VIVIAM A MANEIRA DELES E TINHAM SEUS PROPRIOS COSTUMES, SEUS DEUSES, SUAS LEIS, ENTÃO COM A CHEGADA DOS PORTUGUESES, FORAM ENSINADOS A TEREM OUTRAS LEIS, OUTROS COSTUMES E UM SÓ DEUS, MAS AINDA ASSIM, OS PORTUGUESES TROUXERAM EM SUAS BAGAGENS, MUITOS OUTROS DEUSES, PARA SEREM ADORADOS E  VENERADOS.
OS PORTUGUESES FORAM ENTRANDO NO BRASIL, FORAM DOS COSTADOS, (PRAIAS E LITORAL), ATÉ O INTERIOR DO NOSSO PAÍS, TROUXERAM ESCRAVOS, E FIZERAM OS PROPRIOS ÍNDIOS ESCRAVOS, COM NOVAS LEIS, NOVOS COSTUMES E NOVOS DEUSES, DENTRE ELES: A GANÂNCIA, A INVEJA, A COBIÇA, O ÓDIO, O RANCOR, DENTRE MUITOS OUTROS.
POUCO DEPOIS VINHERAM OS ESPANHOIS, FRANCESES, NORTE-AMERICANOS, E TODOS OS POVOS VIERAM HÁ EXPLORAR O POVO BRASILEIRO, NO CASO OS ÍNDIOS, E DAI OS NOSSOS ÍNDIOS FORAM SENDO EMPURRADOS DO LITORAL PARA O INTERIOR E HOJE OCUPAM UMAPEQUENA FAIXA DE TERRAS DO INTERIOR DO NOSSO BRASIL, OU SEJA, OS SELVAGENS, ERAM OS ÍNDIOS, MAS OS QUE VIERAM TINHAM OUTRO NOME , ERAM OS INVASORES.
E HOJE NÓS SOMOS UMA MISTURA DE RAÇAS EUROPEUS, AFRO, INDIGENAS, NORTE-AMERICANOS, ORIENTAIS.
MEU FILHO FICOU SUPER LIGADO NO RELATO E COMPLEMENTOU:
- AH! JA SEI, OS ÍNDIOS TINHAM SUAS PROPRIAS LEIS, SUAS CRENÇAS, SEUS ÍDOLOS E ERAM CHAMADOS DE SELVAGENS. MAS QUEM OS TORNAVA SELVAGENS ERAM OS INVASORES, POIS SE NÃO HOUVESSE OS INVASORES ELES SERIAM APENAS ÍNDIOS, É IGUAL NOS BAIRROS, OS GRANDES IMPRESARIOS CHEGAM ATÉ A PERIFERIA VÃO EMPURRANDO O POVO MAIS HUMILDE PARA OS  LOCAIS MAIS AFASTADOS E ASSIM VÃO MARGINALIZANDO OS MAIS POBRES E VÃO OS AMONTOANDOS NO "INTERIOR" DE ALGUM PRESÍDIO E OS IMPEDINDO DE ESTAREM PARTICIPANDO DO PROGRESSO E SENDO ASSIM TRANSFORMAM O POVO QUE PARA SER SOMENTE POVO, EM SELVAGEM.
E CONCLUIU:
- AGORA SIM, AGORA EU CONHEÇO OS VERDADEIROS SELVAGENS.

Marcelino Rocha
Enviado por Marcelino Rocha em 19/04/2009
Reeditado em 19/04/2009
Código do texto: T1547781