70 Barbies

Meu trabalho como consultora tem momentos muito interessantes. Confesso que nem sempre estou de bom humor,mas tento não passar isto aos clientes e formar aí, um longo corredor até o sucesso. Só que também não costumo deixar passar nenhuma oportunidade de mostrar quem sou e ao que vim. O mundo não é um parque de diversões e quem nada aprende, perdeu seu tempo.

Que eu tenho uma filha de nove anos e outra de vinte, todos sabem. E se há uma coisa da qual muito me orgulho é a forma como as educo e entendo isso exatamente da maneira como é: Uma constante !

Fui à casa de um candidato à cliente numa manhã de sábado numa hora em que ele se dividia entre me dar atenção e os cuidados com a filha de , também, nove anos. Era o desjejum da pequena. Fiquei observando aquela movimentação toda em torno da menina que não queria nada que lhe oferecia. O pai gesticulava, oferecia algo mais e a criança fazendo cara de nojo pra tudo, "cozinhava" o pai em frases dispersas. Resolví "puxar" conversa com a menina então.Segue o diálogo:

_ Quantos anos você tem mesmo?

_ Nove.

_ Imagine só, tenho uma filhinha da sua idade. Ela toma achocolatado quando acorda, come fruta e queijo. Um pãozinho de vez em quando, mas sempre com requeijão. ( Eu sorrí, já me "achando" ).

_ Prefiro bolinho de chocolate e biscoito recheado. Meu pai faz ovos mexidos também, eu como tudo.

_Isso é bom. Você estuda?

_ ( Balança a cabeça afirmativamente ).

_ Está em que série?

_ Quarto ano, mas tô de férias e vou viajar agora com meu pai pra Salvador. Ele tem a família dele toda lá e eu gosto de brincar com meus primos. Ele vai só por minha causa. Tá vendo aquela mala pequena? Está cheia de bonecos, brinquedos...não posso ir pra lugar algum sem eles, pelo menos alguns,né.

_ Mas você não acha legal brincar com os brinquedos dos outros de onde você vai? É bom variar de vez em quando ( risos ).

_ Pode ser, mas prefiro levar os meus, são melhores ( risos ).

_ Entendo.

_ Você tem filhos?

_ Sim, duas princesas,uma de vinte,outra de nove.

_ A sua filha de nove tem barbies?

_ Ela tem algumas bonecas e sim, tem barbies também.

_ Eu tenho setenta delas.

_E consegue brincar com todas elas? Quero dizer, você estuda, tem aulas extras, atividades, sobra tempo pra ver tv?

_ Bom, eu só estudo com a tv ligada; se não for assim, tiro notas ruins. Eu não brinco com todas as barbies, elas só enfeitam. Algumas nem saem da caixa. Tenho mais outras bonecas, aquelas que falam, as "pollys"...os ursos de pelúcia, nossa, tenho um baú deles na casa de minha mãe. Aqui com meu pai tenho muitos jogos, mais ursos e muita coisa que está no armário. Eu estudo se me deixarem ver tv junto ( risos ). Sua filha está em que série?

_ Quinto ano, antiga quarta série.

A menina se exasperou...

_ Impossível!! Se ela tem a minha idade, isso não é possível. Ela deveria estar no quarto ano que nem eu. Eu nunca repetí um ano sequer.

_ Não,querida, ela está no quinto sim e é excelente aluna. Ah, e não assiste tv enquanto estuda. Temos regras muito rígidas quanto a isso.

À esta altura, o pai se aproximou de testa franzida...ai!

_ Ela estuda em colégio de padre que nem eu? Duvido...

_ Sim, e seu pai tem uma amiga lá que é excelente professora de matemática, e é muito exigente também.

_ Então, qual a diferença dela para mim?

Sabia que, aqui começava a perder o cliente, mas não me contive.

_ As setenta barbies. É esta a diferença.

O pai talvez tenha compreendido a minha resposta. A menina não. Se fui cruel não sei, mas certamente sentí-me aliviada em colocar alí tudo que pude perceber daquela situação, onde uma criança é extremamente mimada, centralizada e aprende de forma absurda o valor de apenas ter. O "ser", que tanto ressalto, mesmo em tempos de fartura, estava tão aniquilado que depois sentí pena. Para ela, o verdadeiro aprendizado jamais fora revelado e havia, com toda certeza a desculpa envolta no véu de sua tenra idade. O pai perguntou-me depois quando eu achava que deveria se iniciar a educação de sua filha nos moldes de cidadania. Respondí-lhe sem nenhuma objeção nem medo: O sr. já perdeu nove anos!!!

Perdí o cliente...

Cristiane Maria
Enviado por Cristiane Maria em 26/04/2009
Código do texto: T1561678
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.