A CRISE

Era uma vez, num reino distante, um governante que se achava o dono do mundo.

Ele governava o seu reino, de maneira que todos os seus súditos achassem que lá, tudo corria as mil maravilhas.

Mas como ele gostava de mandar, ele na sua ambição, queria ter controle sobre muitos outros reinos, e sempre que pudia, estava dando palpites e até enviava suas tropas aos outros reinos, com a desculpa de "ajudar".

Tudo isso custava dinheiro, muito dinheiro...

Um dia, um dos bancos do seu reino, avisou que não estava mais conseguindo pagar suas contas, e que iria fechar as portas.

Num outro ponto do reino, com a noticia de que um dos bancos iria fechar as portas, outros bancos e alguns comerciantes também anunciaram que não mais iriam pagar suas contas, pois o dinheiro era escasso e a situação estava muito dificel mesmo.

E a "crise" se instalou...

Em outro reino,um comerciante que tinha negócios com o reino que estava com problemas, decidiu que guardaria o dinheiro que tinha pois a situação poderia ficar dificel para ele, e sendo assim achou melhor não pagar suas dívidas com os fornecedores.

Os fornecedores por sua vez, sem receber por tudo que havia fornecido, resolveu que iria reduzir o salário de seus funcionários, e que não iriam pagar pela matéria prima dos produtos, porque a situação poderia ficar muito difícel.

Os funcionários não tendo outra saida, aceitaram a situação, e mesmo com contas a pagar, pensaram que o melhor seria manterem seus empregos, e deixar as contas para quando a situação se normalizasse...

Muitos funcionários tiveram seus bens confiscados pela justiça, por não pagarem as prestações, mas nada podiam fazer.

Outros tiveram que deixar suas casas, pois não mais tinham condições de pagar o aluguel....

E assim a crise se instalou...

Não muito longe dalí, um senhor humilde que levava uma vida pacata com sua esposa e seus três filhos pequenos, com os quais trabalhava no seu pequeno sítio, onde produzia ovos, leite e verduras, foi até a cidade entregar seus protudos, e receber pelos que já havia entregue na semana anterior, pois com esse dinheiro, tinha de comprar comida para as galinhas, para as vacas e adubo para a terra, os quais sempre pagava "a vista" pois não tinha "crédito" por não possuir carteira de trabalho assinada e salario fixo.

Também tinha de pagar a conta de energia elétrica e o imposto sobre seu pequeno sítio.

Ficou muito surpreso quando lhe disseram que ele não iria receber, o que lhe era devido, porque num reino muito distante estava havendo uma "crise".

Ele que nunca tinha ido viajar para nenhum outro reino, que levava uma vida tranquila com sua familia no sítio, que trabalhava apenas para pagar suas contas, como luz, com a qual funcionava a bomba que puxava a água de um rio, imposto do sítio, e tudo o mais que ele precisava para trabalhar no seu sítio, se viu perdido.

Sem ter dinheiro guardado em bancos, e sem ter outra renda senão aquela que vinha do seu trabalho no sítio, ficou desnorteado.

Pouco tempo passou, e a luz do seu sítio foi cortada por falta de pagamento.

Sem a energia elétrica, não tinha como irrigar a terra, ou dar de beber aos animais.

Sua lavoura não tardou e mesmo com muito esforço e trabalho dobrado para carregar a água do rio até a lavoura, tudo começou a secar.

Sem ter dinheiro para comprar a ração das galinhas e das vacas, foi obrigado a soltar todas no sítio, para se alimentarem do que havia sobrado da lavoura, mas em pouco tempo, os animais começaram a adoecer e a morrer.

Sem lavoura ou animais ou produtos desses animais, logo sua família também começou a passar fome.

Ele, um homem humilde, que só sabia trabalhar para cuidar de sua familia, viu em pouco tempo sua vida desmoronar, por causa da "crise" num reino distante.

Sem ter como sustentar sua familia, e nem pagar pelos impostos do seu pequeno sítio, recebeu a notícia de que de lá teria de sair.

E esse homem humilde adoeceu de tristeza e morreu...

Tudo por causa de uma tal de "CRISE".

Sua familia?

Se você ver uma mulher com algumas crianças, andando a esmo pelas ruas...

Pense nisso...

Quando for pagar seus funcionários, seus fornecedores, suas contas... ou mesmo aquela simples maçã que você compra na banquinha de fruta...

Pense nisso...

Você também é responsável.