O SAPATO GRANDE

As duas mocinhas olhavam interessadas a vitrine da sapataria..

O vendedor aproxima-se, solícito:

- Vamos entrar e experimentar alguns modelos!

A mais baixinha olha para a outra que diz:

- Eu acho que você devia experimentar este, este e mais aquele. . .

A garota pede:

-- Me traga o número 40.

O vendedor surpreende-se:

- Só temos até o 39.

A outra moça sugere:

- Experimente o 39 mesmo, para a gente ver como fica..

- Mas você não calça mais do que 36. Por que quer experimentar o 39?

- É que eu preciso usar sapatos folgados.

-!

O rapaz traz os sapatos e ainda insiste:

- Se for para um presente, não precisa experimentar. Eu dou o meu cartão e, qualquer coisa, a pessoa pode trocar.

- Não! Os sapatos são para mim, mesmo.

A outra complementa:

- Ela está com uma unha encravada e o médico mandou usar sapatos bem grandes.

O rapaz percebeu logo que era mentira e ficou intrigado.

Será que era para alguma fantasia, alguma gincana ou coisa que o valha?

Não parecia! Para essas coisas as pessoas costumam comprar sapatos baratos e a garota estava experimentando os modelos mais caros, mais modernos, os últimos lançamentos.

A menina calçava o sapato, apertava a ponta e perguntava para a outra:

- Que você acha?

E a outra respondia:

- Acho que tem que ser maior.

O vendedor foi ficando cada vez mais curioso. Que garotas estranhas! Não pareciam estar brincando, pelo contrário, pareciam preocupadas em escolher o sapato certo, mas, que história é essa de querer comprar um sapato tão grande?

Ele estava acostumado com mulheres que insistiam em provar um número menor do que deviam.

Dai reclamavam que o sapato era incômodo, que a forma era ruim, etc., mas ele, com muito jeito, acabava sempre as induzindo a comprar o número certo, e tudo ficava bem.

Alguém insistindo em comprar três números maiores do que o seu pé, entretanto, era a primeira vez que via.

Enquanto uma experimentava, a outra estava atenta, dando palpites, sugerindo cores e modelos.

O vendedor resolveu aborda-la:

- E você? Não quer experimentar um sapato, também? ....

Instintivamente, olhou para os pés da moça e. . . De repente. . . desvendou o mistério. . .

- Desculpe-me! Infelizmente, não temos o número que você precisa, mas, nesta mesma rua, a três quadras daqui, há uma loja especializada em números grandes, até o 44.

A moça lança um olhar fulminante para o pobre rapaz e agarra o braço da outra:

-Vamos embora!

Saem, quase correndo pela rua, sem nem mesmo se despedirem

E o vendedor fica atônito, na porta, vendo-as afastarem-se:

- Puxa! Será que fiz alguma coisa errada?

Com seus muitos anos de experiência em lojas de calçados, pensava que nada mais o surpreenderia, em se tratando de mulher comprando sapato, mas... como estava enganado!

Maith
Enviado por Maith em 07/07/2009
Código do texto: T1687109