A MUDANÇA II O Porta Retratos.

Da Série: HORA DE ESTÓRIAS!

CONTOS DA MINHA VIDA EM FAMÍLIA:

A MUDANÇA II

O PORTA RETRATOS

Nídia Vargas Potsch

Lembro-me bem de quando tinha uns oito anos ... Íamos nos mudar da rua Senador Furtado para a praça Tabatinga. Uma linda casa que papai construiu na Tijuca.

Meus pais sempre leram muito e nos passaram grande amor aos livros ... Em nosso apartamento havia uma enorme estante com livros que ia praticamente do chão ao teto em três das quatro paredes do escritório de papai. Estávamos em plena semana de arrumação da mudança. Encaixotar tudo, escolher o que iria e o que não iria, porque seria doado, amarrar aquela enormidade de livros, empacotar roupas, separar os documentos e papéis ...etc ... e nós crianças, de férias escolares ...rs

Cismei que tinha que ajudar ... e finquei o pé ... Vó-bizinha Joaquina, que morava conosco como sabem, olhou severa mas doce para mim e falou: está bem. Pode ajudar! Leva os livros mais leves para sua mãe amarrar lá na sala. E lá ia eu lépida e fagueira, franzina e pequenininha para meus oito aninhos, levando pilhas e pilhas de livros para serem amarrados ... do escritório para a sala e da sala para o escritório, feliz da vida, me sentindo participante, o máximo ....rs rs ...

Lá pelas tantas, ao entardecer, logo após o delicioso lanche, os livros mais leves terminaram, lógico, e ficaram só os mais pesados que vovó não queria me deixar carregar ... Teimosa, para mostrar que podia executar bem a tarefa, fui levando um a um até a sala ... E vovó sorria ao ver minha persistência, a vontade de organizar (Sou do signo de Virgem) e minha total boa vontade em colaborar para o bem estar geral.

De repente, do meio dos livrões, surge na mão da bi-vó um grande embrulho envolto em várias camadas de papel de seda amarelinho. Não deu outra, me ofereci para levar ... Vovó me advertiu muito calmamente:

Vá devagar. Não pode deixar cair de jeito algum. É o retrato de casamento de seus pais. O porta-retratos é de prata e por isso muito pesado, foi presente dos padrinhos de sua mãe. A responsabilidade me fez arregalar os olhos ... mas a teimosia venceu ... Disse: pode deixar comigo, sou cuidadosa bizinha ... e ela apenas sorriu e me deu o grande embrulho ...

Para se chegar a sala, tínhamos que passar por um longo e estreito corredor de uns quatro metros. E lá fui eu, pé ante pé agarradinha ao embrulho ... Abracei-me a ele gentilmente levando-o para a sala com extremo zêlo e cuidado ...

Antes do meio do caminho chegar, senti algo arranhar o meu peito por dentro da minha blusa cor de rosa de babadinhos. Não dei a devida importância porque estava concentrada em fazer bem e completar com êxito a tarefa que me tinha sido confiada. Fui em frente! Não podia deixar tal preciosidade cair no chão só por causa de um arranhão ...

Mas o arranhão foi aumentando cada vez mais ...cada vez mais me machucando e a sensação de peso crescendo ... a ponto de quase largar tudo no chão. Imaginei logo ... vidro quebrado ... como teria acontecido ... será que apertei demais o pacote? Pensei em meus pais ... na bronca que talvez levasse ... sim senhor, com certeza levaria uma grande bronca ...comecei então a correr feito uma louquinha pelo restante do corredor a fora para chegar a sala o mais rápido possível com o embrulho ainda intacto.E cuidar da ferida ...

Consegui a duras penas chegar até a sala, onde de um só golpe, joguei o porta-retratos de qualquer maneira em cima da mesa ...

Imediatamente, olho para a minha blusinha preferida não querendo ver muito sangue ... talvez um pedaço do vidro solto ... E qual não é a minha estupefação quando vejo surgir por dentro da minha blusa as antenas de uma grande e feia barata, daquelas voadoras, olhando bem na minha cara pasma ...

QUE SUSTO DANADO ! QUE NOJO !!!

BERREI ATÉ NÃO PODER MAIS ... rs rs rs

E ACHO QUE AINDA BERRO ATÉ HOJE ...

OBS: Claro que correram todos para me acudir, que branca feito um papel apontando para o chão da sala, só dizia: ali ...ali ...rs rs ... Conseguiram matar a infeliz ...

e o PORTA-RETRATOS, por sorte, se apresentava intacto ... com mamãe e papai sorrindo um para o outro ...rs ...

@Mensageir@

RIO, 22/08/2002.

COM CARINHO, Nídia.

FELIZ E ALEGRE QUARTA -FEIRA

SEM GRANDES SUSTOS !!! rs ....

E COM MUITO AMOR NO CORAÇÃO!!!

Nídia Vargas Potsch
Enviado por Nídia Vargas Potsch em 22/07/2009
Código do texto: T1713479