O HOMEM DAS PANELAS

Cinco e meia de uma nova manhã e lá estou, mais um dia à espera do ônibus de sempre .

As mesmas pessoas , o mesmo motorista , o mesmo rapaz cobrador dos bilhetes e também o nosso despertador quando dormimos e não saltamos no ponto costumeiro . É um carro de viagem , gasto pelo uso, mas confortável para um percurso de quase duas horas.

Cansativo esse ir e vir ! Acabamos por nos conhecer nesta viagem diária.A moça do banco, a professora, a outra, funcionária da prefeitura, uma corretora de seguros, o rapaz, alto e de olhos azuis,trabalha com informática e é com ele que converso e damos risada, dizendo que um dia sairá um livro tanta coisa acontece nesse trajeto. E , entre nós, quase todos os dias , está o homem das panelas...

Este ônibus, é o que aqui chamamos " cata osso ", isto porque vai parando em qualquer lugar para apanhar ou descer passageiros, e entre esses lugares, há também as rodoviárias das cidades por onde ele vai entrando até chegar ao destino .E é numa destas paradas que ele nos espera...

É um senhor de meia idade, baixinho está sempre de roupa clara e chapéu de palha.

Usa óculos de lentes grossas e tem a pele queimada de sol .Inseparável , é o grande saco cheio de panelas que ele carrega.Já com o bilhete na mão , ele mesmo abre o bagageiro do veículo e lá coloca seu material.

Curiosamente, já temos "lugares marcados" e, ele , ao embarcar, coloca seu chapéu no assento predileto e se dirige ao banheiro do coletivo...

Aí , meus amigos, o soninho que já estava quase no ponto de roncar, se vai e dá lugar a um festival de " abrir as janelas" e murmúrios de indignação ...

Começamos a nos perguntar, tem que ser ali ? Porque não usa o sanitário da rodoviária? Se fosse de vez em quando , mas todos os dias ? Muita coincidência ...

Alguém , em algum lugar , teve pena de nós,e, através da empresa de ônibus,foi pedido a ele que não mais usasse o banheiro do coletivo , a não ser em casos de extrema necessidade.

O senhor das panelas, simpático (ou sarcástico?), sempre com um sorriso no rosto a nos desejar bom dia, também estava tratando de seu ganha pão, mas que nos permitisse prolongar nosso cochilo sem tão inconveniente interrupção ...

TANIA CLARA
Enviado por TANIA CLARA em 27/07/2009
Código do texto: T1721191
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.