O MELHOR PRESENTE > * <

Clarinha tinha oito anos de vida, era bem pobre, bem pobre mesmo.

Certo dia conheceu uma menina que tinha tudo que uma menina da

idade dela sonhava em ter e ficaram amigas.

Mas o que mais fascinava Clarinha eram os livros da menina rica. Livros para todos os gostos, eram lindos coloridos, clarinha não tinha coragem de pedir emprestado.

As vezes em sua casa fazia mil planos, até ensaiava diante do espelho em pedir um unzinho que fosse, o mais pequenino, o mais velho e prometia devolvê-lo no dia seguinte.

Mas na hora ficava sem fala, sua voz não saia, dava-lhe um nó na garganta.

Um dia a menina levou clarinha até seu quarto e lhe entregou uma caixa enorme de papelão dizendo: _ separei essas coisas para você vê se gosta?

Clarinha pegou com os olhos brilhando imaginando livros e mais livros....

Quando abriu a caixa viu, roupas sapatos brinquedos, coisinhas de cabelo, bolsas...

Para o seu próprio espanto disse :_ Mas não tem nenhum livro?

A menina disse: _ você gosta de livros? Não sabia! Então toma esse é seu.

Clarinha quase morreu, por duas vezes ela quase morreu,

por vergonha de ter dito o que disse e depois viu que a menina pegou seu maior e melhor livro e deu á ela.

Esse livro conta as melhores histórias de contos de fadas, com todos os reis, príncipes, princesas e bruxas.

Clarinha não conseguiu nem respirar de tão pasma. Deixou apenas uma lágrima cair dos olhos e disse com lábios trêmulos e disse; obrigada, é o melhor presente que já ganhei em toda a minha vida.

Clarinha correu para a casa, eufórica queria chegar rápido para ler o livro.

Foi meio difícil andar pelas ruas segurando aquela caixa enorme e os olhos das pessoas curiosas na rua.

Mas Clarinha só pensava no livro sua ansiedade aumentava a cada passo.

Chegando em casa colocou as coisas no lugar,pegou o livro,assentou-se no sofá,de perninhas esticadas, ficou alguns minutos olhando para o livro.

Admirando-o leu o titulo, o autor, a editora... Passou os dedos bem de leve no desenho da capa contornando-o abriu o livro e leu a contracapa.

Leu tudo novamente, o título, autor editora prefácio e dedicatória.

Só então respirou fundo e começou a ler a história. _ “Era uma vez......

Nisso clarinha já estava com os olhos rasos d' água suas mãos suavam, sua respiração fazia-lhe o peito levantar e abaixar.

Estava começando a penetrar na história, a viver uma personagem a deixar de ser ela por uns momentos embriagar-se na leitura.

Tudo que lia seu rosto expressava, se era de alegria ou de espanto, de tristeza ou de raiva e se era de carinho ou de loucura. Seja o que fosse que estivesse escrito clarinha estava lá vivendo, aponto de não ver as horas passarem. Estava completamente apaixonada, pelo seu príncipe encantado, seu livro.

De tanto que lia e relia o livro, Clarinha já sabia-o de cor mas, sempre aprendia algo novo com ele.

Clarinha ficava abismada de ver a amiga rica com tantos e tantos livros e não lia nem um muitos nem conhecia a capa, muitos nem foram abertos.

A fascinação de clarinha pelos livros era grande, muito grande. Foi crescendo, aprendendo. Lendo, relendo que começou a rabiscar seus próprios textos escrevia tudo que lhe vinha a mente, com tanta precisão, usava magia verdade, doçura, ilusão, emoção, malícia. Quando se deu conta já tinha páginas e mais páginas de suas histórias

E a dedicação e a paixão de clarinha pelos livros rendeu-lhe tão belas histórias que, Clarinha acabou escrevendo seu próprio livro.

E hoje a cada livro que pega escreve embaixo da sua dedicatória

“ COM CARINHO

CLARA DANTAS”

Lee Nunes
Enviado por Lee Nunes em 03/08/2009
Reeditado em 12/05/2010
Código do texto: T1734524
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.