Conversa sobre flores.

Flores têm valor? Perguntei um amigo. Eu disse que dependendo de sua beleza, ela poderia ser muito cara. Pois pra mim, flores são mais que flores, são representações de vidas e sinais ocultos que escondemos. Mas uma flor é tão simples. Disse-me ele. Eu novamente falei. Só porque algo é simples não a impede de valer alguma coisa.

Logo depois dessa conversa, eu fui ver um jardim. Um belo jardim. Jardins são belos e muitas vezes parecem labirintos. Mas a beleza sempre esconde algo oculto. Se mostrasse, não seria tão bela. E nesse jardim havia vários tipos de flores. Algumas flores eram cores de rosa outras amarelas, outras vermelhos. Tanto faz. O importante é que elas são belas. Pouco depois de ter entrado, percebi que existia ali, bem ali, num canto do jardim uma linda flor branca. Logo foi querer entender porque ela estava ali. Como era uma flor muita bonita, fiquei horas olhando para ela. E a flor sem entender nada. Muito menos eu. De repente alguém entra e diz: porque olha essa flor sem cor. Mas porque algo não tem cor, isso não a impede de ser alegre. Disse eu. Porém, eu mesmo vestindo tantas cores, não tenho alegria alguma. Se tiver, com certeza essa alegria vive oculta dentro de mim.

Depois cansei de ver flores, sai daquele lugar. Mas nunca deixei de admirar a beleza da simplicidade. Nunca sai do jardim de cores. Nunca aprendi como aprender sem precisar de uma dor. Afinal, o que dor tem a ver com flores? Nada digo eu a mim mesmo. Talvez pudesse ter, mas as flores possuem o dom de ocultar sua alma. Eu não. Possuo o dom de destruir minha própria alma. A dor pode até rimar com flor, mas serão sempre contraditórias. Vida não rima com morte. Mas a morte é o complemento mais indesejado da vida.

Então, o que acha amigo. Flores têm ou não tem valor? Talvez seja você, ou eu mesmo, que precisamos aprender a dar valor às flores. E mais. Precisamos e muito além, temos que aprender a dar valor à vida. À noite. O dia. O ar. O tempo. O vento.

Somos parte de uma reação que reage a cada impulso. Somos temos dentro da gente uma pequena parte de uma flor, temos uma pequena ou grande parte nossa ardendo em dor. Temos a vida. Só não temos a compreensão da sua importância. Uma flor é importante. Ou ela não é uma vida? Somos-nos importantes. Eu me acho importante. Nem que seja apenas para mim mesmo. Mas sou necessário para que minha alma possa viver sua vida. Uma flor tem oculta sua beleza, uma vida tem no amor não correspondido a sua fraqueza.

José Borges.