Mulher tem que saber sambar

Outro dia encontrei o Ferretti, um amigo grandalhão, que a muito não o via.

Batemos um longo papo no Botequim das letras, fiquei sabendo que casou com uma gaúcha assim como eu.

Eu estou casado a mais tempo do que ele, uns cinco anos e ele só a dois.

Depois de bebermos umas cinco ou seis cervejas Polar, fomos pro carro onde ficamos ouvindo sambas lá do Rio.

O Ferretti me sai com uma sacada típica dele. Sabe Ambra, Mulher tem que saber sambar !

Pô cara ! Aquele gingado cadenciado mexendo os quadrís, que vai bolindo tudo, muito sexy.

Acho que a dança do ventre tem seus encantos, mas o samba é endiabrado mesmo.

Pra tirar a prova dos nove pegamos o notebook dele no banco de trás, vamos ver uns clipes de rainhas de baterias e outras passistas, e também confirimos dançarinas da dança do ventre.

Não sei se o sangue Brasileiro falou mais alto, mas percebemos grandes diferenças.

Primeiro no rítmo, no samba é notório a diversificação dos instrumentos que fazem sonoridade marcante e dançante, ou seja, marcação de primeira e segunda ( reposta ) com o contra ponto da marcação de terceira que é um toque especial, depois o som de dentro da batucada, com caixas, taróis e repiques, e enfeitados com tamborins, chocalhos e cuícas.

Isso forma uma bateria básica, que faz um rítmo elouquecedor que corpos mais calientes, ao primeiros acordes já estão chacoalhando.

Prá quem quer conferir, basta dar uma espiada no youtube, pega uns clipes de esquenta de baterias com suas respectivas rainhas, e vai perceber o que estamos falando.

Sendo assim, perguntei ao Ferretti:

- Ferretti, você quer dizer que mulher que sabe sambar, é mas articulada nos negócios, é mais safa, mais alegre, e quem sabe melhor de cama ?

- Ambra, é quase isso, mas comece a reparar, quem sabe sambar é uma pessoa pelo menos mais alegre. Vá a um baile, veja uma comparação, simples...veja uma mulher que tá sambando e uma outra que não sabe e só tá apreciando.

Com certeza a que esta no salão esta rindo, rebolando, suando echamando atenção. Já a que está apreciando não necessariamente, está emburrada, morrendo de vontade de estar ali no meio do salão, suando, estravazando e algumas o que é pior, ainda criticam que esta lá se divertindo, com certos adjetivos pejorativos.

- Bem, é sua opinião, mas que vou reparar isso vou.

Fomos beber mais umas cervejas, o celular do Ferreti toca. É a filha dele Marcinha. Aproveito para perguntar: ela sabe sambar ?

- ô Ambra, isso pergunta que se faça, claro né. Samba e muito melhor do que qualquer sambista das escolas de samba. E a sua Ana Flávia samba tambem, lembro dela pequenininha tímida quietinha...

- Ô Ferretti, esqueceu que eu sou malandro, filha de malandro, dança literalmente.

Me olhou e me abraçou fortemente e disse: esse é o Ambra que eu conheço.

Duas horas depois compômos um samba enredo maluco, que depois vou passar pra vocês.

Mateus Ambra
Enviado por Mateus Ambra em 17/08/2009
Reeditado em 18/08/2009
Código do texto: T1759623
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.