OS TURISTAS DO AR

O Brasil é um cantinho abençoado deste Planeta Terra. Não bastasse ser ele o detentor da maior diversidade no que concerne à fauna e à flora, tem ele o clima tropical temperado cobiçado por todos os seres vivos deste planeta. Principalmente quando nos referimos à ornitologia, o intercâmbio interno dos turistas do ar é intenso. Quantos bandos de pássaros sobrevoam internamente enormes extensões de terras e de matas brasileiras para encontrarem o lugar apropriado para a procriação da espécie; e para sua alimentação, quando o frio daquela parte do país em que residem, lhes bate à porta.

Quantas aves de pequeno e médio porte, de outros continentes aportam em terras brasileiras para a mesma finalidade e pelos mesmos motivos.

Nesse sentido, um bando enorme de andorinhas saiu do velho continente e, fazendo jus aos versos do poeta - “die schwalben flien fort” - trocando em miúdos - “as andorinhas vão embora”, rumaram em busca de climas tropicais, optando pelo Brasil; espalharam-se pela vastas terras brasileiras, em cada centímetro quadrado deste alucinante e belo país.

Um casal dessas lindas e graciosas avezinhas, após lauta refeição, limpava e ajeitava suas peninhas, sentado lado a lado, sobre um fio de luz suspenso. Trocavam idéias sobre a longa viagem e sobre a surpresa das belas paisagens encontradas.

Dizia uma à outra:

- Não vai ser difícil achar um bom lugar para a gente preparar um ninho.

- Eu disse para você que, se tantas amigas nossas mais idosas viajam para cá, tantos anos seguidos, é porque o lugar é bom.

- Você viu só quanta comida encontramos?

- Pois é, os mais velhos, la´ na Europa, sempre nos disseram que o “Brazil” era terra de índios e de gente subdesenvolvida.

- Sabe o que é, querido, quem fala isso só pode não conhecer esta terra maravilhosa e abençoada. Nós, que fazemos turismo aqui, descobrimos-lhe os encantos naturais e, ao mesmo tempo, ajudamos a enfeitar a natureza.

- Desde quando você virou poetiza?

- Vamos, chega de descanso. Temos um ninho a construir.

Afonso Martini
Enviado por Afonso Martini em 24/08/2009
Código do texto: T1771341
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.