Equívocos da paixão

Como era de hábito, preparou-se com esmero, não faltando, inclusive a gravata de seda; andou um bom pedaço, do Méier à curva de Engenho Novo, parou diante do casarão cheio de dúvidas. Seria mesmo aquele prédio? Não poderia haver engano, pois, ela lhe dissera morar num quarto do casarão da rua Sousa Barros; só poderia ser aquele; tocou a campainha e um senhor idoso, gordo e careca lhe atendeu do alto da escada mandando que subisse. Depois de acomodado numa cadeira, disse tratar-se de um primo de Maria Laura, que ocupava um dos quartos do casarão. O senhor recebeu-o bem, disse-lhe que Maria Laura não estava, mas não deveria demorar, que tomassem um café e ficassem conversando até à chegada de Laurinha, como ele se referia a ela. Depois de um tempão de conversa resolveu ir embora, mas agradeceu à hospitalidade de Seu Nóbrega, o senhor que tão bem o atendera, pedindo-lhe que desse um recado à Maria Laura - que ela procurasse comunicar-se com ele; Maria Laura? - que Maria Laura? O senhor se deu conta! Aqui não há nenhuma Maria Laura, como o senhor se atreveu a tomar o meu café e o meu tempo, procurando uma pessoa que eu não sei quem é, nem de vista conheço? Desceu as escadas rapidamente, bateu a porta lá embaixo e riu descontraído e um tanto aborrecido. Dias depois, as coisas se esclareceram, pois, encontrou a rua em que morava a "Laurinha" - rua Frei Fabiano. Teve pouca sorte com Laurinha, pois, encontrou o casarão na citada rua em meio a um tremendo temporal; ficou esperando a chuva passar na porta de um bar, a água cobrindo as calçadas, inundando as ruas; o Engenho Novo submerso; ele continuou firme esperando por 3 horas que o dilúvio se escoasse; exausto, chegou ao quarto de Maria Laura que o recebeu da maneira mais fria possível; agora estou pronta para tomar meu banho e sendo neste prédio o banheiro coletivo, se perder meu horário - banho só amanhã. Positivamente, sentiu que não estava com sorte naquela conquista; levou um minuto para resolver o problema, sim, porque àquelas alturas, a jovem passara a ser um problema; saiu apressado e nunca mais viu Laurinha.