PADRECO SAFADO.

PADRECO SAFADO.

Frei Expedito! O que está fazendo?

ASSIM ACORDA MARTA ASSUSTADA E SENTINDO ALGO ESTRANHO.

EXPEDITO, UM PADRE DA COMUNIDADE ESTAVA SENTADO A BEIRA DA CAMA DE MARTA. ELA SENTIU SUA MÃO PENETRANDO PERTO DE SUA CALCINHA E GRITOU. ELA ESTAVA DORMINDO, MAS SABIA QUE NÃO ERA UM PESADELO, AQUELE PADRE NUNCA A ENGANOU.

ESSE DIA RUTE, MÃE DE MARTA HAVIA SAIDO COM SEU IRMÃO. O PADRECO TENTOU DESCONVERSAR DANDO UM DOCE DE ABÓBORA PARA MARTA. ELE LEVANTOU-SE E PERGUNTOU SE SUA MÃE IRIA DEMORAR. ELE QUERIA VER SE ELA JÁ HAVIA CONSERTADO SUA BATINA, PRECISAVA PARA A MISSA DAS SEIS. MARTA DESCONFIADA E COM ÓDIO DAQUELE INFELIZ RESPONDEU QUE SUA MÃE SAIU EXATAMENTE PARA COMPRAR LINHA PARA O CONSERTO.

ELE SAIU COM AQUELE SORRISO DE SAPO VELHO, AQUELES DENTES AMARELOS E COM AQUELA NOJENTA MANIA DE PASSAR A LÍNGUA NO CANTO DA BOCA OLHAVA PARA MARTA COMO SE A ENXERGASSE DE LANGERIE TRANSPARENTE.

MARTA NÃO SE CONFORMA, JÁ HAVIA FALADO PARA A MÃE SOBRE ESSE JEITO ESTRANHO DO NOJENTÃO. A MÃE QUASE BATEU NELA GRITANDO QUE ERA BLASFEMIA E AINDA FEZ MARTA REZAR CEM VEZES O PADRE NOSSO E AVE-MARIA..

QUANDO RUTE E DEUCLÉCIO IRMÃO DE MARTA CHEGARAM ELA SENTIU UMA VONTADE LOUCA DE CONTAR. MAS LEMBROU DA PENITENCIA DAS REZAS E CALOU-SE DISSE APENAS QUE O PADRE HAVIA PERGUNTADO DA BATINA.

MAIS TARDE RUTE TERMINOU O TRABALHO E PEDIU PARA MARTA ENTREGAR AO PADRE. ELA FOI A CONTRA GOSTO E CHAMOU DELCLÉCIO PARA ACOMPANHA-LA. ASSIM QUE CHEGARAM O PADRECO DEU UMAS MOEDAS PARA DEUCLÉCIO IR COMPRAR UNS DOCINHOS. MARTA APESAR DA POUCA IDADE DESESSEIS ANOS ERA ESPERTA E SABIA QUE ERA DESCUPA PARA FICAR A SÓS COM ELA. ELA DISSE QUE JÁ ESTAVA INDO TAMBÉM ELE DISSE PARA ESPERAR QUE PRECISAVA PEGAR O DINHEIRO DO CONSERTO DA BATINA PARA PAGAR SUA MÃE.

ELA FICOU ALI NA SACRISTÍA. ASSUSTADA ELA NÃO ESTAVA. MARTA MIROU LOGO UM PORRETE QUE SERVIA PARA ENCOSTAR A PORTA POIS A FECHADURA ESTAVA QUEBRADA E O PADRE JÁ HAVIA ARRECADADO TANTO DINHEIRO PARA ARRUMAR QUE DARIA PARA CONSTRUIR OUTRA IGREJA E NADA DE ARRUMAR A FECHADURA. ELA PENSOU. DEIXA ELE VIR QUE DOU-LHE SÓ UMA PORRETADA DESSA E ELE VAI VER A DIVINA TRINDADE HOJE MESMO.

O HOMENZINHO DE MERDA, SIM PORQUE ELE ERA BAIXINHO E MAGRICELA. MARTA ERA MAIOR QUE ELE PELO MENOS UM PALMO. ELE FOI APROXIMANDO-SE DELA COM AQUELA LÍNGUA LAMBENDO O CANTO DA BOCA. MARTA JÁ ESTAVA PREPARANDO-SE PARA DAR A TÃO SONHADA PORRETADA QUANDO DEUCLÉCIO ENTROU FEITO UM FURACÃO. O PADRECO ASSUSTOU-SE E ENTREGOU O DINHEIRO A MARTA. ELA SAIU LAMENTANDO A NÃO PORRETADA, MAS SE ELE CONTINUASSE, OPORTUNIDADES NÃO IAM FALTAR.

A NOITE NA CAPELA, MARTA IA SO PELA MÃE QUE FICAVA BUZINANDO EM SEU OUVIDO QUANDO ELA NÃO QUERIA FREQUENTAR A MISSA. DESDE QUE ELA COMEÇOU A NOTAR OS OLHARES DO PADRE QUE PERDEU O INTERESSE POR RELIGIÃO E ISSO NÃO É DE HOJE. ELA COMEÇOU A PERCEBER NO SEU ANIVERSÁRIO DE QUINZE ANOS. ELE AO INVÉS DE ABENÇOÁ-A, PASSOU A NOITE COM OS OLHOS BEM ENFIADOS EM SEU DECOTE.

TERMINADA A MISSA ELE VEIO AO ENCONTRO DE RUTE E PERGUNTOU SE ELA PERMITIA QUE MARTA O ACOMPANHASSE NO DIA SEGUINTE EM UNS COMÉRCIOS QUE IRIAM DOAR DINHEIRO PARA A IGREJA. RUTE SÓ FALTOU AGRADECER AO CARINHO DA PILANTRA EM QUERER A COMPANHIA DE SUA REBELDE FILHA. ACEITOU E DISSE QUE ELE PODERIA PEGAR MARTA A HORA QUE QUISESSE. QUE ÓDIO! QUE ÓDIO, MARTA DISSE QUE NÃO PODERIA IR, POIS TINHA ESCOLA. ELE DISSE QUE NÃO SERIA CEDO E SIM QUANDO ELA RETORNASSE. ELA SENTIU O OLHAR DE DESAPROVAÇÃO DA MÃE. LEMBROU NOVAMENTE DA PENITENCIA E SE CALOU.

NO DIA SEGUINTE MARTA FOI A ESCOLA, QUERIA QUE AS AULAS JAMAIS TERMINASSEM MAS FOI AO CONTRARIO. PARECE QUE O TEMPO VOOU. FOI PARA CASA A PASSO LENTOS. QUANDO CHEGOU SUA MÃE JÁ ESTAVA ESPERANDO ELA NO PORTÃO. BRIGOU POR ELA TER DEMORADO TANTO. DISSE QUE O PADRE É UM HOMEM MUITO OCUPADO E ELA UMA GAROTA MUITO MAL AGRADECIDA. ELA AINDA ESTAVA SE TROCANDO QUANDO OUVIU SUA MÃE EXCLAMAR! PADRE EXPEDITO! SUA BENÇÃO.

QUANDO ELA SAIU PELA PORTA DO QUARTO, SENTIU O OLHAR DO PADRE DEVORÁ-LA. QUE RAIVA SERÁ QUE SUA MÃE NÃO PERCEBIA? MAS DEIXA, HOJE ELA VAI APRONTAR UMA COM ESSE SAPO ESTUFADO QUE ELE NUNCA MAIS VAI ESQUECER.

ELES SAIRAM. QUANDO IAM CHEGANDO PERTO DE UM COMÉRCIO NOTOU QUE O PADRE COLOCOU UM PEQUENO CRUCIFÍXO NA BATINA. ELE TINHA ABERTO O PORTA-LUVAS PARA PEGAR E APROVEITOU PARA ENCOSTAR AQUELAS MÃOS IMUNDAS E GELADAS NAS PERNAS DE MARTA. ELA SENTIU NAUSEAS, MAS FICOU QUIETA.

QUANDO ENTRARAM O PADRECO FOI TRATADO COMO O PAPA. MUDOU DE ATITUDE FINGINDO UMA HUMILDADE JAMAIS PERCEBIDA POR MARTA. ELA VIU A GRANDE QUANTIDADE DE DINHEIRO, DINHEIRO VIVO MESMO QUE O PADRE RECEBEU E LOGO COLOCOU EM UMA PASTA PRETA.

ASSIM FOI EM UNS QUATRO LOCAIS. NO QUINTO COMÉRCIO MARTA JÁ NÃO AGUENTAVA MAIS E PENSOU, É AGORA NOJENTÃO QUE VOCE VAI ME PAGAR. VEIO UM SENHOR EDUCADO, FEZ PERGUNTAS AO PADRE SOBRE AS OBRAS DA IGREJA. ELE MENTIU FALANDO QUE ESTAVAM CAMINHANDO BEM. MAS SE NEM A FECHADURA ELE TINHA ARRUMADO.

MARTA DISSE AO HOMEM. - OS SENHORES TÊM QUE AJUDAR MAIS O VELHO E BONDOSO PADRE EXPEDITO COITADO. TODOS ESSES COMÉRCIOS QUE PASSAMOS E AINDA NEM A FECHADURA DA IGREJA O PADRE CONSEGUE ARRUMAR. IMAGINE O SENHOR QUE O PADRE NÃO PODE NEM PAGAR ESTACIONAMENTO. O CARRO TIVEMOS QUE DEIXAR BEM LONGE DAQUI, DAQUI E DE TODOS LUGARES QUE FOMOS PARA ARRECADAR ESSA MERRECA. O HOMEM FICOU ENCOLERADO. O PADRECO QUASE ENGOLIU O ROSÁRIO QUE CARREGAVA.

O HOMEM DISSE AO ILUSTRÍSSIMO QUE ELE HAVIA FALADO QUE SÓ A EMPRESA DELE AJUDAVA A IGREJA, QUE AS OBRAS ESTAVAM BEM ADIANTADAS. QUE ELE NÃO TINHA CARRO E ANDAVA A PÉ.

O PADRE TENTOU SE EXPLICAR MAIS SE COMPLICAVA CADA VEZ MAIS. DISSE QUE OS OUTROS COMÉRCIOS NÃO AJUDAVAM QUE MARTA HAVIA SE EQUIVOCADO.

MARTA PUXOU A PASTA DO PADRE E ABRIU MOSTRANDO A PEQUENA FORTUNA ARRECADADA SOMENTE AQUELE DIA.

O EMPRESÁRIO QUASE TEVE UM ENFARTO. EXPULSOU O PADRE. FALOU QUE NÃO SABE ONDE ESTAVA COM A CABEÇA QUE NÃO CHAMAVA A POLICIA PARA AQUELE GOLPISTA. ENQUANTO O PAU COMIA, A SECRETÁRIA SEM NADA ENTENDER SERVIU AGUA AO CHEFE, MARTA FOI PEGANDO O DINHEIRO E GUARDANDO NOVAMENTE.

QUANDO SAIRAM O PADRE PUXAVA A GOLA DA BATINHA, ESTAVA VERMELHO COMO UM TOMATE E PERGUNTAVA A MARTA O POR QUE HAVIA FEITO AQUILO. ELA DISSE: VOCE SABE MUITO BEM SEU VELHO TARADO E SAFADO. PENSA QUE ME ENGANA COM ESSA BATINA É?

FAZ TEMPO QUE QUERO TE DAR O TROCO PELA SUA SAFADEZA E PELA FÉ QUE MINHA MÃE TEM EM SUAS REZINHAS DE MERDA. MEXEU COM A PESSOA ERRADA SEU FALSO PROFETA. E TEM MAIS. MINHA MÃE SONHA COM UMA CHÁCARA EM SUZANO DE ONDE VIEMOS. E ESSA GRANA VAI DAR EXTAMENTE PARA COMPRARMOS ESSA CHÁCARA, VÍ ELA COMENTANDO COM MINHA VÓ QUE MORA LÁ.

VOCE VAI ME PASSAR TUDO AGORINHA MESMO OU CONTO TUDO PARA OS FIÉIS DA SUA IGREJA E OLHE QUE TENHO PROVAS.

O PADRECO ARREGALOU OS OLHOS TRATOU DE METER A LINGUA QUE ELE JULGAVA SENSUAL DENTRO DAQUELA BOCA COM DENTES AMARELOS, ENTREGOU A PASTA COM MUITA DÓ PARA MARTA E A DEIXOU EM FRENTE SUA CASA.

A MÃE QUE ESPERAVA NO PORTÃO FICOU TODA FELIZ. PELA PRIMEIRA VEZ ELA VIU MARTA TRATAR AQUELE SANTO HOMEM COM O DEVIDO RESPEITO.

MARTA BEIJOU A MÃO DO SACERDOTE E SAIU AGRADECENDO.

SUA BENÇÃO PADRE E QUE DEUS O ILUMINE MAIS E MAIS. O SENHOR É O HOMEM MAIS BONDOSO DA FACE DA TERRA. TODO O DIAS A PARTIR DE HOJE, NOSSA FAMILIA IRÁ REZAR PELA SUA ALMA BONDOSA.

A MÃE SEM ENTENDER DIREITO PERGUNTOU A MARTA DE QUE ELA ESTAVA FALANDO.

MARTA DEU LOGO A NOTICIA A MÃE.

MÃE! PREPARE AS MALAS, O BONDOSO PADRE DOOU O DINHEIRO PARA COMPRAR A CHÁCARA. ERA ESSA SURPRESA QUE ELE QUERIA ME FAZER QUANDO RESOLVEU ME LEVAR HOJE COM ELE.

ELE DISSE QUE SEMPRE TEVE MUITA PENA DA SENHORA VIÚVA E QUE PAGA ALUGUEL COM TANTO SACRIFÍCIO. ELE DISSE QUE OUVIU QUANDO A VOVÓ FALOU DA CHACARA E RESOLVEU QUE IRIA AJUDAR SUA SERVA MAIS DEVOTA. DISSE TAMBÉM QUE NÃO ACEITA RECUSA, SERIA UMA DESFEITA.

DISSE TAMBÉM QUE SÓ NÃO QUER DESPEDIDAS, ELE VAI FICAR SEM A MELHOR SERVA DA PARÓQUIA.

A MÃE CAIU DE JOELHOS CHORANDO FEITO UMA MALUCA... COITADA ELA ACREDITA EM TUDO.

DE REPENTE FALOU PARA MARTA COMEÇAR A REZAR, SERIA QUINHENTAS AVES-MARIAS E QUINHENTOS PAIS NOSSOS, PARA DEUS PERDOÁ-LA DE TANTO QUE MALTRATOU A VIDA TODA AQUELE SANTO QUE DEUS HAVIA COLOCADO EM SUAS VIDAS.

MARTA OBEDECEU IMEDIATAMENTE E NUNCA REZOU COM TANTA DEVOÇÃO.

A MÃE FOI TOMAR PROVIDENCIAS PARA A VIAGEM E MARTA FICOU ALI REZANDO COM TODA FÉ, PEDINDO PARA DEUS ENVIAR AQUELE SAPO PARA OS QUINTOS DO INFERNO

ELISABETHDOVITAL
Enviado por ELISABETHDOVITAL em 17/09/2009
Reeditado em 17/09/2009
Código do texto: T1816259
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.