Tubarões

São admiráveis os tubarões; mesmo os tubarões martelo, que têm uma espécie de marreta sobre a cabeça; ficava encantado com as imagens submarinas, mostrando a beleza, a agilidade e, até sua ferocidade. Nas praias de Recife atacaram surfistas, arrancando-lhes pernas e braços; diga-se de passagem, que jovens delinqüentes, conseguiram fazer pior que os animais, destroçando a perna de um importante desportista, atropelando-o com uma lancha. Nos filmes, tubarões gigantescos atacavam a comunidade, devorando criancinhas, assim como, diziam fazer os comunas. Há tempos, os corruptos e espoliadores do povo passaram a ser chamados de tubarões; tubarão entrou para a linguagem popular como o explorador, corrupto e aproveitador da miséria do povo. Os americanos são verdadeiros tubarões, no significado ridículo do termo, querendo manter os povos subdesenvolvidos, cada vez mais subdesenvolvidos, abocanhando seus recursos naturais; melhor seria considerá-los como aves de rapina. Existem muitas lendas sobre os tubarões e sua capacidade de detectar o sangue dentro d' água a uma longa distância.Os tubarões da política construíram um piscinão à beira mar, o que seguramente lhes poupará os esforços de despoluir a Baia de Guanabara, que é tão poluída, que suas águas parecem mingau, não tendo uma praia que preste. Quando criança fui muito à praia de Ramos, que tinha águas quase limpas, pois, o manguezal era protegido; não havia favelas e podíamos pescar os siris no meio do manguezal; a Ilha de Governador tinha praias de águas límpidas, antes do chiqueiro em que se transformou, graças principalmente à refinaria de Manguinhos e aos despejos da Baixada Fluminense. A bem da verdade, a Praia de Ramos nunca foi muito limpa; boiavam em suas águas vários detritos, inclusive, dejetos humanos, a quem os adeptos do militarismo chamavam de capitães; em Havana, sai da praia ao vislumbrar o mesmo panorama. Não sei as razões de estar tornando o texto nauseabundo, quando comecei a falar dos tubarões, pelos quais tenho grande paixão, torcendo sempre por eles, mesmo se devoram surfistas atrevidos.