Problemas de educação

Apreciação sobre problemas de educação e trajetória pelos colégios...Curso elementar no Ginásio Lima Torres, primeiro na rua D. Joaquina em Inhaúma, no tornozelo de um morro. Depois, me transferi, para concluir o primário no mesmo ginásio, então na Avenida Suburbana, próximo ao Largo dos Pilares; o ensino suburbano era de bom nível; de tão bom nível, que o Seu Veloso vivia embriagado e dava aulas dormitando. O grande caso, é que embora freqüentasse colégio particular barato, os livros e cadernos tornavam-se pesados, para o pequeno orçamento doméstico. Sendo assim, aprendia-se, basicamente, o que se ouvia em aula; a bem da verdade, eu ouvia muito pouco, porque brincava e conversava demais, com espírito patusco, como se as aulas nada tivessem a ver comigo. Com Seu Veloso eu vivia da fama de uma vez ter brilhado durante pergunta à classe - onde morreu Colombo? Respondi ter morrido em Valadolid sendo enterrado em Sevilha; ficou encantado com tanta sabedoria! Como disse, o professor Veloso parecia dormir em aula por causa da cachaça, ensinava pouco e às vezes recorria à porrada, para que o aluno assimilasse o pouco que ensinava...Tenho impressão, que ele não implicava comigo com medo de meu pai, cuja fama atravessava fronteiras e, eu mesmo, ameaçava com uma visita de meu pai, para possíveis ajustes de contas. Conseqüentemente, aprendi pouco, mas ia sendo promovido de série como acontecia com todos. Imaginem, que no 5º ano primário se estudava francês...Quando terminei o 5º ano primário, fiquei sem condições de fazer o preparativo para o ginasial. Não sei informar, se fui mandado freqüentar um ano de admissão por pouca idade ou por ser ignorante...O fato é que fiz um ano de admissão ao ginásio e me desembaracei muito nas matérias, no Colégio Dois de Dezembro no Méier.

Escrevia corretamente, lia muito bem, fazia boas dissertações e composições, a partir de quadros variados, sendo exageradamente elogiado pelas professoras, principalmente, D. Dagmar...Devo dizer, terem sido as professoras responsáveis por minha malandragem nos estudos, protegendo-me desavergonhadamente. Durante o curso ginasial eu gostava mais dos esportes do que dos estudos; dedicava-me aos vários esportes do colégio, sendo péssimo em todos...Dedicava-me intensamente à leitura de romances, sendo devorador dos livros de literatura, lendo-os desordenadamente, como freqüentador de bibliotecas públicas. Àquela época, eu tinha muitas dificuldades para comprar livros. Convivia, tal qual Dâmocles, com uma espada pendurada sobre a cabeça, pois, sabia que qualquer reprovação seria fatal; um sério motivo para ser colocado num trabalho. Agora me lembro, que ao terminar o curso ginasial, pensei em parar os estudos temporariamente e ir trabalhar; quando a coisa começava a tomar corpo, meu irmão vetou terminantemente, alegando que os dois mais velhos tinham parado provisoriamente os estudos...Para sempre! Voltando ao curso primário; muitas vezes, eu ficava em regime de semi-internato, uma solução encontrada por minha mãe para os perigos de nossa auto-suficiência, pois, costumávamos fazer o que bem entendíamos. Em realidade, só tomei gosto fantástico pelos estudos no 3º ano ginasial, destacando-me como aluno razoável. A mudança foi tão radical, que numa época em que os alunos necessitavam de fazer curso para o vestibular, passei direto para a Faculdade, tendo estudado com poucos livros. A dedicação à literatura eu mantive sempre e lia intensamente; Hoje, sinto falta de não me ter dedicado ao estudo de idiomas e de música, o que constitui uma grande falha cultural e grande obstáculo a uma carreira de sucesso.