Histórias de lua de mel

Marcos descendia de importante político sulista, era filho de um embaixador casado com uma francesa, razão pela qual nasceu em Paris. Era pessoa inteligente e observadora, mas tinha algumas manias, sendo sistemático em tudo que fazia, o que não lhe impediu de comprar um jeep roubado - que lhe deu muitas dores de cabeça. Foi um bom companheiro de andanças e mantínhamos boa amizade. Freqüentava sua casa e era muito considerado por Madame Marie, sua mãe. Seu irmão Ricardo era irreverente e escandalizou a família, contando durante um jantar as peripécias de sua lua-de-mel, nos mínimos detalhes, com o aplauso da jovem esposa. Jogávamos futebol e tomávamos banhos de mar aos domingos de manhã e, sem possibilidade de atraso, almoçávamos com Marie às 13 horas. Muitas vezes dormi em sua casa, e ele me interpelava se eu não acordava com os saltos, que ele costumava dar pelo quarto; de fato nunca acordei; eu não achava estranho, uma pessoa dar saltos dentro do quarto pela madrugada...Ao terminar o 4º ano de Direito, resolveu trancar a matrícula e parar os estudos; a pedido de sua mãe, que tentou em vão fazer-me confidências, fui com ele aos psicanalistas da época, os quais conhecia bem, mas, não tinham horário para tratá-lo. Ficamos uma semana em búzios no carnaval; ele mudou de idéia e se matriculou terminando bem o curso. Mantivemos a amizade até nossa formatura, quando foi para os Estados Unidos, onde fixou moradia. De nossos amigos comuns, Beto Lauro, Orlando, Ronaldo e Marcelo, mantive uma amizade distante com Lauro e Orlando. Fato curioso, que mostra implicação genética no comportamento do homem, foi o pai do Marcos, que na hora da morte chamou a esposa e lhe disse em confidência, que nunca fora feliz com ela! Marcos gostava das crônicas de Fernando Sabino e citava um trecho da crônica, que dizia ser genial! "Ela lançou um olhar de solsaio e cheio de romantismo"...”Solsaio não existe Marcos! Existe soslaio, que é uma maneira peculiar de olhar...- Tenho certeza de que existe! Vamos olhar no dicionário...Àquelas alturas a bela frase de Sabino já tinha perdido a força; você tem razão, é soslaio...Sendo assim, o cronista pode não ser gênio, mas você é um chato! Sabino não era gênio, embora por calúnia, Marcos tivesse colocado em seu texto um soslaio diferente...O cronista deve ter sabido da discussão e por esse motivo olhou a Zélia com paixão e de solsaio!