O MENDIGO DA LADEIRA

Manhã de sol em Salvador, como de costume me dirigia ao trabalho e seguia meu caminho costumeiro, descia a Ladeira Centenária do Canto da Cruz em direção à Cidade Baixa, trânsito engarrafado, me fez parar no meio da ladeira. Nisso surge um mendigo na janela do carro e me pede uma esmola,- moço me dá uma esmola por favor. Procurei no console moedas que deixo sempre para essas ocasiões e lhe dei 0,50 centavos e pedi desculpas por ser tão pouco, fui com a cara dele me pareceu uma pessoa tranqüila, - ele me respondeu " um pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada" e foi embora. Fiquei com aquelas palavras martelando a minha cabeça e no percurso até o trabalho refleti sobre o que tinha ouvido.Quanta sabedoria, quanto agradecimento, numa pessoa humilde que sem condições de uma vida digna, pois morava na rua, tinha uma dignidade espiritual de fazer inveja a muita gente, inclusive eu. Passei a visualizar a minha existência, quanta soberba, quanto egoísmo, quanta falta de amor ao próximo e quanta falta de agradecimento às coisas da vida. Fiquei arrasado e me propus a me corrigir diante do fato que me acontecera naquela manhã.No trabalho fiquei pensativo ao ponto de alguns colegas terem notado e me perguntado se havia algo comigo o que não respondi pois não teria como explica-los.

Cheguei em casa e cumpri minhas rotinas normais, banho, jantar e assisti a televisão. Nisso uma vontade arrebatadora me fez levantar e procurar algo para ler, e fui a minha estante e peguei um livro ao acaso, e parecia que Deus naquele momento, estava a me orientar e o livro falava justamente sobre o agradecimento. Dizia em uma das suas paginas que o agradecimento deve ser a tônica da nossa vida, que ao acordar,primeiramente agradeça a Deus, agradeça por estar vivo, agradeça a seus antepassados, agradeça aos seus pais, agradeça a sua esposa , agradeça a seus filhos, agradeça a seus criados, a seus irmãos a seus amigos, enfim agradeça a tudo e a todos, pois só o sentimento de gratidão o leva a sintonia perfeita com Deus. Não tive mais dúvida, essa era a vida que queria levar a partir daquele momento e nunca mais me deixaria levar pelo egoísmo, pela arrogância, e pela falta de amor com o meu semelhante. Lembrei-me do mendigo e fiz uma oração de agradecimento por ele ter cruzado o meu caminho naquele dia, e como um Anjo da Guarda me conduzido ao caminho certo do agradecimento, nunca mais iria esquece-lo. Hoje passado vários anos desse encontro me sinto outro homem , mais maduro , mais tranqüilo e muito mais feliz, enfrentando as dificuldades da vida com coragem e determinação Tenho um CA de próstata que administro muito bem,agradecendo a Deus a oportunidade de com essa doença, me redimir das coisas erradas de uma vida passada. Não desanimo, me sinto curado após o tratamento e sempre com sentimento de gratidão, tenho certeza que um dia ele me abandonará e voltarei a ter a vida normal,digo sempre que sou um privilegiado, pois tenho hipertensão, diabetes e CA, três das piores manifestações de doença que o ser humano pode experimentar e nem por isso, me abato, me culpo ou me justifico dos meus erros, sou feliz, tenho uma familia maravilhosa, filhos maravilhosos que só me dão alegria e netos que completam esse estado de felicidade, saí um pouco do conto, mas isso representa o meu agradecimento à aquele mendigo.

.

rasec
Enviado por rasec em 17/11/2009
Código do texto: T1928868