Bananas

Quem visse Federer resmungando na cozinha enquanto colocava as sacolas plásticas em cima da pia,não diria que aquele homem estava chegando aos setenta anos de vida.Não fosse pelo cigarro que teimava em fumar ocasionalmente,o idoso seria um exemplo perfeito de atitude saudável.Suas caminhadas matutinas e a alimentação, balanceada davam-lhe uma sensação de bem estar perene.Ele só perdia o bom humor quando falava do preço da banana que comprava todas as manhãs no "sacolão" do bairro.Para ele,acostumado em criança a comer maçã só quando estava doente pois era um alimento caro,nada daquilo fazia sentido.Já uma fruta como a banana,que dava em qualquer lugar,deveria ter até um preço simbólico,pensava.

Quando Mirtes,a empregada,entrou na cozinha,Federer comentou:

__Eu nunca pensei que veria um dia o preço da banana mais caro do que o da maçã.

__O senhor está desatualizado,seu Federer__respondeu a empregada,séria.

__Desatualizado?Eu?Por quê?

Enquanto tirava as compras das sacolas,Mirtes explicou:

__O senhor sabia que existem no mundo mais de mil espécies de banana?

Surpreso com a informação e de onde ela havia partido,ele argumentou:

__Não;mas isso só reforça a minha teoria acerca do preço.

__Mas acontece que a maioria de nós come apenas uma delas:a Cavendish.E ela está em extinção.Um fungo,conhecido como doença do Panamá,está dizimando plantações inteiras da fruta.

__Mas e os defensivos agrícolas?

__Em alguns casos eles funcionam.Na infestação pelo Sigatoka negro,outro fungo,usa-se sulfato de cobre com êxito,embora este composto químico seja potencialmente tóxico para os trabalhadores.Já em outros,como no da doença do Panamá,nada pode ser feito além de aguentar o prejuízo.

__Quem diria,uma árvore que dá tão fácil..

__Árvore não;A bananeira é a maior Herbácea do mundo.__corrigiu,precisa,a doméstica.

__Que seja.Mas com tanta pesquisa na área de biotecnologia,ninguém descobriu como matar o diabo deste fungo?

__Na verdade ele já atacou antes,nos anos 50,e exterminou a variedade de bananas que nossos avós comiam,a Gros Michel.Ela era maior,com textura mais cremosa e sabor mais intenso e frutado.Aí passou-se a cultivar a Cavendish.

__E essa Cavendish?Não começou a ser cultivada por que era imune ao tal fungo?

__Acreditava-se que sim;mas hoje sabe-se que ela é imune apenas à cepa que dizimou a Gros Michel.

__E agora?

__Agora é torcer para encontrarem um remédio contra o fungo,ou modificar geneticamente a fruta para torná-la resistente,ou descobrir uma nova variedade de banana totalmente nova.

__Mas que trabalhão!Eu não sabia destes detalhes..

__Mas agora que eu contei o senhor sabe.Com licença que eu vou estender as roupas no varal.

Mirtes deixa a cozinha e Federer repara nas coxas bem torneadas da empregada por debaixo do uniforme de trabalho."Que belezura!",constata.Ele continua a arrumar as compras quando,preocupado com o futuro da sua fonte de potássio diária,pergunta-se:"Onde é que a Mirtes aprendeu tudo aquilo?Será que isso tudo é verdade?"

Nesse instante,a esposa de Federer,Marli,chega na cozinha para conferir se o marido fêz as compras direito.Vendo a mulher,Federer questiona:

__Marli;a Mirtes está fazendo cursinho pré vestibular?

Marli,pega de surpresa com a pergunta,rebate:

__Que eu saiba,não.Por quê?

__Por que ela acabou de me dar uma aula sobre a história das bananas com a segurança de uma cientista.

Marli deu um meio sorriso,arregalou os olhos e os girou de um lado para o outro.Aqueles trejeitos,Federer sabia,vinham sempre antes da esposa contar uma fofoca.E foi justamente o que aconteceu em seguida:

__A Mirtes está de caso com um professor universitário de fama internacional,e ele costuma deixar várias revistas e livros na casa dela.Esperta,ela lê tudo e melhora a cultura geral.O homem é fera.Ele até foi convidado para lecionar no exterior.

__Você disse que ela está de caso?

__É que ele é casado.Mas vai se separar para ficar com ela.Mirtes me contou a história toda.

__Aposto que sim..Mas me diz uma coisa:por que ela ainda continua trabalhando em casa de família?Com certeza o tal professor teria condição de arrumar um emprego melhor para ela.

__Ele quiz fazer isso,mas ela me confidenciou que não para de trabalhar para não ficar fora de forma e perder a "pegada".O professor adora a "pegada" dela.

__Ah!Entendi__Federer balançou a cabeça verticalmente,lembrando da "pegada" de Mirtes..

__Antes de engordar e virar madame,ela quer pelo menos conseguir alguma garantia para o futuro.

__Garantia?

__Você sabe:um apartamento,um curso universitário pago por ele..essas coisas.

__É;tudo na vida tem um preço__Federer estreita as narinas,farejando o ar, e pergunta__Mas que perfume é esse que você está usando Marli?

__É novo.Comprei ontem.Gostou?

__É delicioso__como um lobo,Federer passa a língua pelo lábio inferior__Faz o seguinte:Vai lá para o quarto,liga o ar condicionado que eu já vou lá falar com você.

Federer piscou o olho para a esposa,que entendeu perfeitamente o código.Era uma daquelas vezes que os dois estavam a fim.A mulher foi para o quarto,deixando o marido só.Enquanto ouvia o barulho do aparelho de refrigeração sendo acionado,Federer pegou uma das bananas que trouxera,descascou-a e a comeu.Não sabia por quanto tempo mais teria a fruta para consumir.Além disso,precisava de energia para a festinha que estava prestes a começar...

arqueiro
Enviado por arqueiro em 29/11/2009
Código do texto: T1951213
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.