Cine Mauá

O Cine Mauá era em Ramos, se não me engano, na Rua Uranos, e tinha uma decoração insólita - o teto era um céu estrelado, como se estivéssemos, muitos anos depois, no planetário; seus filmes eram selecionados, os quais muitas vezes repeti, para uma apreciação melhor, pois, conclui que para assistir filmes naquela época, não poderia levar namorada. Visitava nos fins de semana Zilma, uma das namoradas; sábados ou domingos, em que eu aparecia devidamente enfatiotado e perfumado, com rara fragrância vinda da Suécia. No ponto de encontro, chega-me um dia a tia para representá-la, pois, as namoradas não costumavam se atrasar, a ansiedade gerava antipatias; vim conversar com o senhor, pois, Zilma está acabando de aprontar-se; não parou mais de falar e eu com aquela matrona do lado, comprometendo meu currículo, em plena esquina movimentada; a tia continuava e falava das excelências da sobrinha, que segundo suas previsões, pela suas habituais exigências, somente poderia casar-se com um advogado; estremeci diante daquele verbo e pedi uma rápida licença para comprar cigarros; o senhor fuma? Perguntou-me; Zilma ignorava este seu vício! Adquiri o vício neste exato momento e me dá licença, que vou comprar cigarros; adeus e nunca mais! Como teria ficado a sobrinha? O que teria feito da vida? Ainda viveria? Nunca mais dei notícias. O amor é como um sopro, que às vezes sopra para muito longe de nós. Continuei a freqüentar o Cine Mauá, onde tive oportunidade de ver um dos clássicos do cinema - A Street Car Named Desire, onde Blanche Dubois, mulher de passado duvidoso, dizia ao ser acusada de não ser direita, que uma linha reta era direita, mas não tinha alma; tudo isto, depois de enlouquecer Marlon Brando de amor e desejo. Blanche queria casar, mas duvido que tivesse interesse em casar com advogado! Torcia muito para que Lawrence Olivier fosse um bom marido e que tratasse Vivien Leigh com muito amor, para compensar os sofrimentos passados naquele filme. É possível que estivesse pagando os pecados que cometeu contra Clark Gable em Gone with the wind. O velho problema com o vento!