ANJOS DO NATAL

Maria de Fatima Delfina de Moraes

Jorginho é um menino loirinho que tem sete anos, mas sabedoria de adulto. Talvez essa inteligência amadurecida esteja ligada ao fato de que convive mais com adultos. Filho temporão entre três irmãos, Jorginho mesmo pequeno, não aguentava mais o sofrimento da vida na favela.

Sabia que sua mãe e seus dois irmãos, um de quinze outro de dezessete anos, trabalhavam fora. A comida não faltava sempre – havia sempre alguém para doar alguma coisa.

Houve um ano, em que chegado dezembro, ele resolveu escrever uma carta ao Papai Noel.

Um coleguinha na escola havia dito que escrevera uma carta no ano anterior, e conseguira ganhar sua tão sonhada bicicleta, o que só foi possível com o auxílio da Vó Marta da favela, que ensinava os meninos a escreverem para os Correios.

Seguindo a orientação do colega, Jorginho escreveu sua cartinha com a ajuda da Vó Marta, que assim dizia:

“ Querido Papai Noel a vida aqui está difícil demais. Este ano, a chefe da mamãe mandou ela embora. Disse que não podia mais pagar pela arrumação da casa dela. Mamãe chegou em casa triste e me falou pra esquecer os presentes de Natal desse ano. Disse que nem sabe se a gente vai ter uma ceia. Meus irmãos ganham pouco e o que ela recebeu quando saiu do emprego, foi usado pra pagar contas atrasadas. Olha Papai Noel, eu só queria pedir uma comida pro dia de Natal e um carrinho. Pode ser qualquer um.

O que eu ganhei da Vó Marta, quebrou. Papai Noel, se puder, dá outro emprego pra mamãe tá ? Beijos Papai Noel. Jorginho “

A vó Marta levou a carta até o vô Marreco, um amigo meu. E o vô Marreco, como as crianças o chamam, levou a cartinha para mim. Comprei duas cestas de Natal, brinquedos e roupas para as crianças de duas famílias, sendo uma delas a família do Jorginho. Deixei com o vô Marreco que conhecia as duas famílias, pois iria passar o Natal em casa de amigos.

Natal é tempo de amor, de repartir o que temos, imaginando que o mundo é uma grande família.

Vá até os Correios e adote uma cartinha que seja. Se cada um fizer um pouco, teremos este ano, muitas famílias felizes.

Seja você, mais um Anjo do Natal.

Maria de Fatima Delfina de Moraes
Enviado por Maria de Fatima Delfina de Moraes em 03/12/2009
Reeditado em 15/08/2011
Código do texto: T1958085
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.