Ser honesto nos dias de hoje

Outro dia comecei a pensar num fato que aconteceu comigo e que ao comentar com as outras pessoas fiquei a meditar como seria se todos fossem honestos... Será que é possível alguém ter presenciado ou vivido uma situação semelhante à desta história.

Certo dia estava em casa e minha esposa pediu para que fosse ao mercadinho comprar frutas e verduras. Ao chegar ao mercado fui logo para o setor que vendia os determinados ingredientes, também observei que não tinha nenhum outro freguês. Lá no fundo duas funcionárias. Comecei a fazer as compras, pus em sacolas batatinha, cenoura, laranjas, abacaxi, bananas, e ao chegar aos tomates vi em cima dos mesmos uma carteira e uma chave que parecia ser de um veículo. Porém, ao olhar de lado não vi ninguém, observei a carteira que estava recheada de dinheiro e pelo volume penso eu que teria uns dois mil reais ou mais.

Não vou negar, ao olhar de lado, fiquei muito tentado a guardar a carteira e ir para casa. Mas como sou uma pessoa temente a Deus e conhecedora da palavra, minha consciência logo me acusou que deveria fazer o bem, e olha que estava a precisar. E como aquele dinheiro não era meu chamei as funcionárias e disse as mesmas que tinha encontrado aquela carteira ali na sessão de hortifrutas e que continha certa quantidade de dinheiro e que a responsabilidade a partir daquele momento seriam delas. As meninas ficaram nervosas e disseram que não iam ficar com a carteira e iriam entregar ao Ricardo que era o Caixa do mercado. E, logo que fui passar ao caixa fiquei preocupado de saber se as meninas tinham realmente entregado. E, perguntei-lhe:

- Oi, Ricardo, as meninas entregaram uma carteira...?

Contei-lhe a forma que tinha encontrado e para certificar que a carteira ia ficar bem guardada, falei a ele.

- Sabe contei quanto tinha e espero que o dono receba a quantia exata.

Ele olhou para me com um olhar de raiva e disse:

- Tá me achando com cara de que?

Respondi:

- De nada, estou só me certificando de que guarde bem o dinheiro da pessoa que por acaso esqueceu a carteira no seu mercadinho.

Bom, despedi e fui para casa. Num outro dia ao ir ao mercadinho, perguntei ao Ricardo se tinha aparecido o dono da carteira. Ele falou que sim e que era o metalúrgico lá da esquina. E ao perguntar se o mesmo tinha pelo menos agradecido. Ricardo falou que ele só pegou a carteira, e que estava muito nervoso, e que tinha se esquecido de agradecer.

Fico a pensar como seria bom se todos pudessem ser assim tementes a Deus, teríamos com certeza um povo mais honesto, honrado e respeitoso. E seriamos pessoas de caráter, decência, de brio e com dignidade. Se notabilizando pela honestidade.

Izan Lucena Lucena
Enviado por Izan Lucena Lucena em 15/02/2010
Código do texto: T2088594
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.