Conto: O Galo Valente

A rua estava calma em um pequeno vilarejo do interior. O galo garnizé de dona Maria, uma senhora de setenta anos e muito respeitada pelos moradores, acordava a todos com seu cacarejar robusto e gracioso. O galinho, embora pequeno, característica peculiar de sua espécie, era muito corajoso, nunca fugia dos problemas, quanto maiores os desafios, maior ele se tornava. Por várias vezes ele salvou Dona Maria dos perigos que lhe rondavam: certa vez enquanto sua dona caminhava pelo quintal,ele que sempre andava a frente da senhora avistou uma cobra, antes que ela pudesse esboçar uma reação o galo com incrível agilidade e perspicácia conseguiu afugentar a cobra que saiu ligeira;Em outra ocasião, Dona Maria tentava trocar a lâmpada da cozinha, porém ao subir na cadeira, acabou se desequilibrando e caiu desfalecida. De imediato o galo saiu a rua e começou a cacarejar descontroladamente, os vizinhos desconfiaram da atitude incomum do galo e foram até a casa de Dona Maria ver o que havia acontecido. Ao verem a mulher desfalecida, todos entenderam e socorreram a velhinha, daí em diante o galo recebeu um nome, valente, o galo valente.O galo valente era como um filho para Dona Maria, e de fato ele parecia muito mais humano do que muitas pessoas, com certeza ele era um galo especial e todos do vilarejo sabiam disso, por isso ele era muito bem quisto por todos.

Certo dia, Dona Maria recebeu a visita de seu único filho de sangue, fato raro, já que o mesmo nunca demonstrara muito afeto pela mãe e sempre que aparecia acabava arrumando confusão e decepcionando-a. O motivo era sempre o mesmo, ele queria dinheiro para sustentar sua vida de vadiagem, e por mais que sua mãe tentasse lhe ajudar, ele nunca ouvia os conselhos dela e não se conformava com a ajuda que a mãe lhe dava.

Como de costume, desta vez não foi diferente, a sua visita visava estorquir sua mãe.Usando de velhos macetes sentimentais para dribla-la, ele tentou convence-la a dar-lhe uma alta quantia em dinheiro, segundo ele,era para pagar o aluguel de sua casa que estava vencido a três meses, mas na verdade eram dívidas contraídas através de jogos e compra de drogas. Ele fez todo tipo de chantagem sentimental, até tentou mostrar carinho pelo galo da mãe, afinal ele sabia o quanto ela tinha afeto por ele, mas ligeiro que é, Valente se esquivava dele e não demonstrava nem um pouco de afeto, sabia ele que era pura falsidade.

De tanto insistir, a mãe consentiu e lhe deu um pouco de dinheiro, mas não era a quantia que ele desejava, então vendo que não haveria como conseguir o que queria através do apelo sentimental,começou a agredir sua mãe, até que chegou ao ponto de empurrá-la, derrubando-a sobre o chão. Em seguida sacou de uma arma e mirou na cabeça dela, mas antes que pudesse apertar o gatinho, valente em um esforço colossal e surpreendente, saltou do chão e vôou sobre ele, acertando seus olhos com suas unhas e deixando-o completamente desnorteado. O tiro acertou o teto da casa, o que alertou os vizinhos que chamaram a polícia.

O galo Valente continuou voando enfurecido sobre o rosto do agressor,acertando inúmeras vezes seus olhos, até deixá-lo completamente cego.Em poucos minutos a polícia chegou, mas o perigo já havia passado, afinal o Galo Valente estava por perto. Dona Maria foi socorrida, ela sofreu apenas pequenas escoreações, enquanto que o malandro foi preso por tentativa de homicício.

Mais uma vez o Galo Valente mostrou ser um verdadeiro filho, muito melhor do que aquele que nasceu do próprio sangue.