TRIATLETISMO

Meu nome é Celso, sou um cidadão brasileiro, paulistano, casado e, pai de quatro filhos.

Você agora vai conhecer o que é ser um verdadeiro maratonista.

Acordo as três, preparo a marmita, despeço-me da esposa e parto para a maratona.

Vez por outra, quando chove, tenho que atravessar o ribeirão que passa perto do meu barraco. Monto no meu velho camelo (bicicleta).

Pedalo em média 10 km para chegar ao ponto do ônibus.

Guardo o meu camelo na casa do Isaías, dono do botequim perto do ponto de ônibus.

Ao entrar no velho ônibus já não encontro lugar para me sentar.

Viajo mais uma hora em pé.

Desembarco do ônibus dependurado e pego o metrô, também lotado!

As sete em ponto bato meu cartão e assim continua minha maratona...

Corro em média 50 km por dia coletando lixo e jogando dentro do caminhão.

Entre uma parada e outra fico pensando na mulher e nos guris...

Como gostaria de dar uma vida melhor para eles...

Paulo precisa de um tênis, o vestido de Ana ta pra lá de desbotado, ela veste as roupas doadas pela irmã da igreja.

Penso muito... Mas muito mesmo, é no Tônico, meu caçula! Ele tem um problema na perna esquerda e não consigo marcar a cirurgia pro moleque.

Entre uma parada e outra eu e meus parceiros de jornada cantamos um pagode desafinado, mas sai...

De vez em quando costumo encontrar coisas semi-novas no lixo: roupas, frutas, legumes, até um ferro de passar roupa já encontrei, mas, vendi... Não posso gastar muita energia...

Hora do almoço... O cansaço é tão grande que nem tenho fome...

Abro a fria marmita... O mesmo de sempre: arroz, macarrão picado com alguns legumes que reaproveitei...

O suor rola pelo rosto...

Lembro-me de tantos irmãos que passam fome...

O que tenho é muito...

Fazemos uma horinha improvisando mais um pagode.

Voltamos ao atletismo...

Final da tarde...

Nosso olhar está vazio, em nosso rosto a expressão de mais um dia de glória...

Retornamo-nos cada qual para sua caminhada com a sensação de vitória...

Felizes da vida, pois vencemos mais uma importante fase do atletismo de nossas vidas.

Assim somos felizes, porque sabemos que cada ser humano já nasce um triatleta!

Graças a Deus!

Cida Rios