A hora do abacaxi

Precisamos ter cuidado, para não despertar nas crianças a idéia de injustiça. Lembro-me, que nos meus 10 anos, um humorista chamado Silvino Neto faria um show no cinema do bairro. Todos gostavam dele, pois, nos contentavam os programas de rádio. Silvino fazia tipos como Pimpinela, Seu Acácio e outros. O programa era ridículo, mas o artista tinha carisma, principalmente, por ter sido preso, inúmeras vezes, pela ditadura Vargas. O programa precedia a Hora do Brasil, publicidade do governo ditatorial. Silvino Neto foi em cana uma vez por dizer: boa noite ouvintes, agora vem a hora do abacaxi! Ele estava certo; o programa era um autêntico abacaxi; ficou preso durante muito tempo; voltando ao show; meu pai decidiu que deveria assisti-lo com minha mãe e um dos filhos; não lembro qual o privilegiado; não me conformei com a injustiça e falei, abertamente, que não era justo. Eles saíram e eu fui atrás perturbando; entrava na fila do cinema como se fosse com eles. Meu pai foi implacável; levava-me de volta e dava umas porradas e retornava à fila e...Eu também...olha que o cinema era longe, mas eu voltava à perseguição; Porre de menino mal educado! A mãe...neutra, mas preocupada. A conclusão é que não conseguiram assistir ao show, pois, esgotaram-se os lugares; eu como protesto, fiquei sentado na porta do cinema até o fim do show; em casa, foi a vez de minha mãe bronquear; fiquei de alma lavada! Fatos comuns, pelos poucos recursos que tínhamos; mesmo as idas ao cinema, tinham de ser bem dosadas. Eu procurava fazer pequenos serviços, para que nunca me faltasse um cinema, se acaso minha mãe não tivesse dinheiro para a matinê. Um irmão me deu péssimos conselhos para entrar sem pagar...Pulava-se dentro do banheiro, que era escalado pelo telhado; era um mestre em inventar idéias arrojadas e perigosas, pois, tirando os fantasmas, não tinha medo de nada! Era um irmão muito amigo de todos e prestativo, mas tinha um gênio forte; mesmo nos jogos de futebol, que ele praticava com maestria, era difícil tolerar desaforos; mas era uma pessoa extremamente solidária, como permaneceu durante sua vida adulta.Onde andaria aquele menino teimoso e mal educado?