A Lição

Saímos correndo em direção ao pátio , quando nos deparamos com a diretora apavorada, seguida de dois professores...

Ela estava apavorada porque dois alunos haviam brigado e juravam um ao outro que era o melhor e que iriam fazer algo para provar isso. E a diretora, coitada, estava morrendo de medo que eles fizessem algo que fosse atingir os outros alunos.

A diretora já tinha conversado com os pais deles, já tinha posto eles de castigo, já tinha os encaminhado para vários centros de ajuda e para fazer vários cursos, mas nada adiantava.

Todos os professores achavam tudo aquilo um pouco engraçado, porque os dois eram amigos, tiravam notas boas, mas por outro lado são causavam problemas.

Um dia em uma reunião dos professores, um professor teve uma idéia e contou aos outros, que acharam essa idéia ótima e resolveram tentar realizar essa idéia.

Ele pensou em propor para esses alunos que eles fizessem toda a semana um tipo de jornal informativo, onde eles iriam relatar o quê se realizara toda a semana na escola e as segundas-feira eles iriam colocar aquele jornal na biblioteca para quem quisesse ler.

Cada aluno que lesse aquele jornal iria deixar a sua opinião em um papel e no final do ano, conforme o resultado eles poderiam ganhar um prêmio escolhido pelos professores.

Os dois alunos aceitaram a idéia e decidiram que a partir daquele dia eles iriam relatar tudo, não iriam deixar escapar nada.

O jornal só não poderia conter ofensas e nem o nome de alunos que tivessem aprontado algo, Poderiam até escrever sobre o fato, mas sem citar o nome do aluno, para não constranger a pessoa.

Toda a semana tinha um jornal com matérias diferentes. E eles não brigavam mais

No final do ano os dois ganharam de prêmio um livro sobre várias coisas.

E ainda aprenderam que a violência não é a melhor solução e que se ele interessasse-se por coisas boas, seriam pessoas boas e com um futuro brilhante. Basta tentar e acreditar que no futuro a vida só dará a eles prêmios. Não é nem questão de presentes e sim de realizações.

No final, além de ficarem felizes porque passaram, ainda ficaram felizes porque fizeram pessoas felizes e porque fizeram um bem para eles e para os outros também.

Escrito em 16/09/2004

*Mais uma lembrança de sétima série !!!