O MENINO QUE QUERIA SER DOUTOR - Capítulo III

Nossa vidinha era aquela rotina. Um dia, isto em 1963, estava com oito anos, o capitão chegou na manhã de um sábado. Como fazia todas as vezes eu o acompanhava e conversava vai, conversa vem eu lhe disse:

- Capitão, leve-me para a capital, para eu aprender ler, entrar na escola, aqui não tem escola.

- Que conversa, menino... Onde você vai ficar na cidade, para entrar na escola? Você não tem parente nenhum lá.

- Eu fico na casa do senhor... - falei oferecido.

- Na minha casa!? - o capitão deu uma boa gargalhada.

- Ah! Francisco, às vezes você me faz rir.

- Por que, capitão, eu não poderei ficar em sua casa?

- Sim, poderá, aliás, eu tenho que falar com Carolina, minha esposa. Pois se você for para lá, ela que terá de cuidar de você.

- Então, o senhor está dizendo que eu poderei ir para a casa do senhor, estudar na capital? - falei com a alegria estampada no rosto.

- Olha, vamos fazer um trato? Este ano não há mais possibilidades, mas no ano que vem, eu prometo que pensarei no seu caso. - falou passando a mão na minha cabeça.

- O senhor não irá se arrepender, eu serei um bom menino e não lhe darei trabalho. Deus irá lhe recompensar, capitão.

* * *

Naquela noite eu não dormi, imaginando a minha ida para a capital e principalmente para estudar.

Os dias foram se passando e eu contando nos dedos. Falava com meus irmãos e eles gozavam de mim.

- Olha, Orlando, o Francisco vai para a cidade para estudar.

- E, Pedro, logo vai ser doutor. - falavam e riam como se fosse uma piada.

- Vou sim, vou para a cidade estudar, e até ser ser doutor e vocês irão continuar os matutões de pés rachados de sempre, vão ser sempre "cavalo para os outros andarem."

Sempre depois de tais conversas acabava chorando.

- Ih! Olha o doutor chorando. - dizia Pedro e todos os irmãos riam de mim.

Pegaram a me chamar de doutor e não de Francisco. Nos primeiros dias comecei a achar ruim, mas depois fui me acostumando com a idéia, até os adultos começaram também a me apelidar.

- É isto mesmo, meu filho, estuda sim. Você será um grande homem, não será igual seu pai que nem sabe assinar o nome. - isto meu pai falava sempre e tinha o mesmo apoio de minha mãe, de vó e vô.

Maria Lúcia Flores do Espírito Santo Meireles
Enviado por Maria Lúcia Flores do Espírito Santo Meireles em 16/08/2006
Código do texto: T218014