Vito Linguiça

Vito linguiça era o cara mais estranho da sala, as pernas cresceram mais que o tórax por isso o apelido.

Era comprido, desengonçado, bem feinho, ninguém entendia porque aos dose anos já media um metro e oitenta, se o pai e os irmãos eram parrudinhos.

Vito Linguiça além de feio, era mentiroso como ninguém, cada dia aparecia com a cara mais deslavada contando uma mentira nova, entrava na sala cheirando a mexerica, mais se perguntasse pra ele quem roubou as mexericas da dona Belarmina, ele se fingia de morto e nem respodia nada, mas o cheiro de mexerica o acusava, sem contar que sempre alguém via o Vito Linguiça pulando o muro da dona Belarmina, muito safado suas pernas compridas o ajudavam bastante, saia arrumando as surradas calças que mais pareciam bermuda.

Camilo, um dos meninos da sala, havia ganho no seu aniversário recente um lindo caninvete, desses que servem pra tudo, tesoura, abridor de garrafa, lata, chave de fenda..., pois é, lá um dia o caninvete sumiu, todo mundo sabia quem havia "pego" o tal caninvete, mas como não aparecia o dono da arte, Dona Cidinha, a professora fechou a porta da sala e disse bem brava - enquanto não aparecer o caninvete do Camilo ninguém sai da sala - Silêncio total, um olhava para o outro e nada. Dona Cidinha, ao perceber que ninguém ia se entregar, começou a revistar cada aluno, ela tinha que sair rápido, ia pra outra escola onde dava aula na parte da tarde, foi chamando um por um pela órdem de chamada... e assim foi até chegar a vez do Vito Linguiça que tremia tanto, que nem precisou ser revistado, o caninvete caiu do bolso, que estava furado.

Num gesto de sábia mestra Dona Cidinha pediu que ele devolvesse o caninvete pro Camilo, dispensou a classe, menos o Vito Linguiça.

Naaaão, Dona Cidinha não o levou pra diretoria, nem lhe deu punição severa, apenas investiu um pouco do seu escasso tempo numa conversa muito séria e prometeu que daquele dia em diante ele ia ficar sob sua mira, se tornaram amigos e hoje o Vitor Linguiça deve ser um doutor, virou gente, deixou os maus hábitos e se dedicou aos estudos.

mlan
Enviado por mlan em 10/04/2010
Reeditado em 26/04/2010
Código do texto: T2189044