valsas...valsas...como sao lindas as valsas!!!...e eu ao escrever agora, estou ouvindo uma francesa.."" Le Bruit des vagues '' com Romuald...no Brasil foi traduzida como "" Murmura o Mar ""...ficou linda na voz de Altemar Dutra...fez muito sucesso na epoca e eu acho belissima....se gostar, coloque, ouca e va' lendo....

                      VOCE PODE DANCAR NA VALSA DA VIDA....e' so' querer.


         .....e um dia Mario decidiu que queria, queria mudar, ser outro homem...tinha 42 anos, casado, dois filhos adolescentes, queria outro emprego, este em que estava ja' fazia cinco anos, nada de melhorias, e ele sabia o porque....era timido, timido demais...sempre foi, desde pequeno se escondia das pessoas atras da saia da mae, das calcas do pai, a mae , o pai, tirando, puxando....
            
          ...:- sai dai menino sem graca, cumprimenta a tia...o tio...o amigo...

                ......e Mario mais se agarrava nas roupas e se conseguiam tirar, chorava....tinha medo de gente, mas de animais, passaros, da natureza nao, de gente tinha pavor, a mae ate' ''chacotava'' 

                 ....:- deve ser o susto que o Ze' do Burro me deu quando estava esperando este menino e morava la' nas '' gerais''...fingiu que ia atirar o burro em cima de mim...assustei tanto que deve ser isto...tem medo de tudo este '' escumungado''...medroso!!!

               '' ...antigamente ''...timido nao era timido...era medroso, timido e' timido...medroso e' outra coisa...assim como covarde e' tambem uma coisa muito diferente...e assim foi crescendo Mario, na timidez...na escola era um Deus nos acuda...nunca, mas nunca ia 'a frente da classe, nao ia...ia de castigo mas nao ia na frente de jeito nenhum...e para namorar entao!!! que canceira!!!, apenas quando conheceu Malvina , e olha que ela era outra timida maior ainda...so' ria, nao tinha boca para nada, so' para rir...e Mario ja' estava nos quase trinta e ela ja' tinha passado dos vinte e cinco...
e ele dicidiu :- e' com ela que vou me casar, mas nao foi com ela falar nao...ficou 'a espera...espera de que? e....

                Foi na festa de casamento de uma amiga de Malvina que Mario a viu, sorriu, ela sorriu, ficou nisto quase a noite inteira, ate' que Shirley Therezinha, a noiva, veio trazendo Malvina por uma mao , e Malvina tinha na outra mao o buquet que ela, Malvina pegou...todos diziam :- casamento na certa...e a noiva apresentou um ao outro.....

               Casaram treis meses depois, eram felizes, Mario era de poucas palavras, Malvina tambem e em tudo concordava com ele...nasceram os filhos, familia normal, mas...mas....timida familia.

               ...e Mario tomou a decisao de mudar, melhorar, perder a timidez e se inscreveu em um curso de Dinamica, comportamento, como falar em publico, desenvoltura de voz, empostacao, maneira correta de se apresentar....Malvina concordou em tudo, e la' foi Mario para sua primeira semana de '''desembaraco publico''...no primeiro dia chegou timido, como quem nao quer nada com nada, meio se escondendo e pensando :- sento no fundo, fico quieto por la' e vejo o que da'....

             .....ledo engano!!!...quando entrou na sala ja' encontrou um professor alegre, brincalhao e mandando todos sentaram na roda...no circulo....apenas uma abertura que era onde o professor entrava e saia...ora ficava dentro do circulo...ora fora....Mario se apavorou....nao tinha fundo nenhum para se esconder, quase deu meia volta, mas o alegre mestre o segurou...e delicadamente indicava o '' circulo'' tragico, Mario assim pensava...'' circulo da morte""...

              ...nao teve outra escolha e nem jeito, sentou, e nem olhou do lado, olhava para a frente direto e viu outras pessoas iguais, duras, fechadas, cerradas...algumas de bracos cruzados como que dizendo :- estou comigo mesmo e nao abro...e nao se abriam mesmo...e assim foi o primeiro dia, uma luta para o mestre....no segundo dia, terceiro e alguns ja' se soltando, levantando, brincando, dizendo piadas, cantando, e aprendendo tecnicas de como falar, gesticular em publico e Mario ia no vai da valsa  e nem percebia algumas pequenas mudancas...mas Malvina percebia, mas nada falava...

            .....e ao terminar a aula no penultimo dia o mestre pediu que cada um no dia seguinte viesse com algo para '' vender'' aos colegas....e Mario se apavorou!!! levar o que ? vender o que?..nem dormiu direito...pensava nisto o dia inteiro e de tanto pavor de ter que se apresentar na frente da classe nao conseguia imaginar o que '' vender''' ,e o mestre havia dito..:- tem que convencer e vender bem...e Mario nada levou.

            ...e foram se apresentando um por um e chegou a vez de Mario...e num repente, surpreendendo a ele mesmo, tirou os sapatos, seguro-os na mao direita, com a esquerda gesticulava e apontava para os sapatos....pigarreou...e comecou vendendo os '' sapatos magicos que faziam voce dancar mesmo sem saber nada da arte de '' valsar....

              Mario se soltou, ficou livre no pensamento, na arte do faz-de-conta, na imaginacao, no sonho e na magia, e apregoava alto e em bom som as qualidades dos ''sapatos magicos''...era so' voce dizer baixinho:- tango...rumba...valsa...samba...e os sapatos te levariam e a sua parceira a um bailado lindo, delicioso, completo, unico e sem igual....e Mario colocou os sapatos e no faz-de-conta comecou a valsar, segurando uma parceira imaginaria numa valsa de Strauss...e rodopiava, rodava, girava, gostoso e Marilu, uma das alunas mais desinibidas se juntou a ele...e agora valsavam melhor ainda...e Mario falou baixinho :- uma rumba'' e comecou a dancar uma rumba, ritmica, louca, gostosa e Marilu seguindo....samba...e o samba do malandro carioca comecou na gingada certeira....bolero....outra valsa.....e terminou....tirou os sapatos...

              Marilu foi a primeira a comprar...todos compraram...foi o objeto mais vendido da noite e Mario ganhou os aplausos e a medalha e o diploma de '' melhor vendedor de ilusoes da noite ''...vendedor da magia, da ansia da vida, do desejo de vencer, de lutar contra tudo e contra todos...e principalmente contra ele mesmo....vencer a timidez....

              Mario estava pronto para comecar uma nova jornada na vida...e comecou mesmo e para melhor.

              Sempre convido o melhor aluno da turma para iniciar palestras para as novas turmas...e Mario aceitou e com o tempo ficou meu braco direito e meu socio na escola que ja' mantemos tem mais de deis anos...Mario me saiu melhor que a encomenda...ele e' o relacoes publicas da escola, faz palestras para conquistar novos alunos, vai 'a faculdades, fala com diretores, professores e uma vez em sala da aula nao tenham duvidas....traz sempre novos e valorosos alunos para nossa escola...ate' um presidente ja' foi nosso aluno e grandes executivos de empresas multinacionais e nacionais tambem...e Mario consegue convencer..

                E sempre nos lembramos de como  tudo comecou..:-

                "" Vendendo sonhos, ilusoes....que so' os puros de coracoes sabem reconhecer....imaginam?...vender '' sapatos magicos que faz voce dancar, mesmo sem saber?...aonde?

                Aonde? ...no coracao de um timido que queria nao ser mais...nem timido, nem medroso e muito menos '' covarde''...

                Mario nao era nada disto...talvez um pouco acomodado, um pouco '' preguicoso'' que precisou de um '' empurrao'' da vida para saltar para a frente....

                E'....bem diz o ditado :- quando a agua bate no traseiro voce pula para cima e aprende a nadar na '' marra''...Mario aprendeu....e muito!!!....

                           ************************************
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 17/04/2010
Código do texto: T2201906