ERA UMA VEZ...

Genoveva vendia quitutes em frente ao portão da escola. Senhora de seios fartos, ancas alargadas, barriga roliça. Um óculos verde escuro, conhecido como fundo de garrafa, ocultava parte do olhar vesgo. Nunca sabiam de fato para quem ou para onde ela estava olhando. O sorriso largo era uma constante, em nada denotava o casebre humilde em que morava, abarratodo de filhos, netos... Todos dependentes das míseras economias da velha senhora.

Diariamente, às 9:30 horas, formava-se uma algazarra em frente a escola. Disputavam os biscoitos, empadinhas, quibes, pastéis... empurrões pra lá, empurrões pra cá.... e o sorriso vitorioso daquele que conseguiu o último pastel de carne.... olhar de dúvida daquele que nao sabia o que comprar, o gordinho afoito contando as moedas, querendo comer mais um.

Toda sala de aula tinha algo em comum. O gordinho, o engraçado, a menina de trança, o feio, o bonitão e claro, o fofoqueiro...

- Professora, o Carlinhos puxou o cabelo da Aninha e mexeu nos seus livros!

E dona Genoveva continuava vendendo os quitutes, subindo o morro com seu andar cadenciado, sustentando o cesto na cabeça.

Sandra Vilela (Eternellement)
Enviado por Sandra Vilela (Eternellement) em 22/04/2010
Reeditado em 09/09/2010
Código do texto: T2212036
Classificação de conteúdo: seguro