A Resposta de Dona Ota ( Celismando Sodré- Mandinho)

A Resposta de Dona Ota

(Celismando Sodré-Mandinho)

Influenciada pelo marido e pela sua própria forma de pensar, Dona Ota, uma grande senhora Barramendense que já tinha setenta anos, na época deste acontecimento, sempre teve um pensamento progressista, sua forma de analisar o mundo, assim como o do Seu Otacílio, seu marido, sempre priorizou a racionalidade e a lógica. Daí uma certa intolerância diante de certas perguntas simplórias e a resposta era quase certa; é uma característica própria dos Leite da Cunha. Estava ela a cuidar dos seus afazeres domésticos, quando chega a Dona Rita, sua comadre e começa a ter lembranças dos tempos antigos numa sessão de nostalgia, sempre enaltecendo como eram boas as coisas do passado e criticando como era no presente.

Dona Ota, ficou um bom tempo escutando a Dona Rita, que dizia está com saudade do tempo de outrora: “Lembra comadre, como era bom o tempo que a gente ia pegar um fecho de lenha na serra, pegar água na cacimba, bater roupa no lajedo do açude, quando a gente fazia matula para os candeeiros”, e foi falando um monte de dificuldades, até que a Dona Ota não agüentou mais e respondeu: “deixa de ser besta comadre... hoje, se eu quero acender o fogão é só riscar um palito de fósforo; se eu quero acender a luz e só apertar naquele botão(interruptor) ali; se quero água é só destorcer aquela torneira, se quero lavar roupas é só botar nessa máquina que ela lava pra mim, antigamente nem rádio a gente tinha, hoje ligo a TV e vou assistir minha novelinha ou o jornal. Eu vou lá sentir saudade de fecho de lenha no ombro, de fazer matula para candeeiro, de lata d’agua na cabeça e de bater roupa no lajedo, comadre!!. Eu quero é mais evolução”.

Dona Rita ficou com o olhar espantado fitando Dona Ota que prosseguiu: “e tem mais comadre, hoje é que é o tempo da gente parir, que tem água para lavar fraudas, tem até fraudas que usa, tira e joga fora, fogão automático para fazer mamadeira, máquinas que lavam roupas pra nós, leite e outros alimentos que já vem prontos”, eu vou querer voltar para aquele sofrimento comadre!!”.

Dizem que a Dona Rita calou e consentiu, concordando que a velha comadre estava totalmente com a razão, o sofrimento daqueles tempos era mesmo muito grande, e disse: “já pensou compadre, se a gente pudesse voltar a ser jovens e viver nesses tempos de hoje, com todas estas modernidades?”. Resposta de Dona Ota: “pois é... não seria melhor, comadre!!”.

MANDINHO
Enviado por MANDINHO em 11/06/2010
Código do texto: T2313010