Causo no centro espirita!

Este causo, é um caso veridico, que eu presenciei e acompanhei, quando frequentava esta casa espirita!

Uma esposa, aflita por não estar conseguindo se reconciliar com seu marido por problemas pessoais de relacionamento – não foi por casos de traição ou motivos mais graves -, e sim porque a relação esfriou com o tempo -, foi procurar o sumo dirigente espirita da casa que o casal frequentava:

– aqui o chamarei o dirigente da casa de irmão NR 1,

Ela foi na boa fé, como irmã aflita, que ela é de ideal espirita e praticante, ela o fez a pedido do esposo, pelo respeito que ele tinha por tal pessoa, a quem ele considerava um dos poucos espiritas verdadeiros que agia de acordo com o que este pregava e com o que prega a doutrina espirita,

Isto aconteceu, dentro da própria casa espirita onde ela ainda frequenta, para pedir um aconselhamento, sobre o fato de um pensamento recorrente que ela vinha nutrindo, de que seria melhor separar do esposo, em vez de continuar tentando a reconciliação... devido a não estarem se reencontrando, reconciliando e a relação ter esfriado..

- alia-se ao fato abaixo descrito, acrescente-se que o casal era do relacionamento pessoal do IRMÃO NR 1, - há vários anos - e que este os conhecia bem, pois frequentaram a casa espirita juntos.. trabalharam juntos.. etc...

Ao pedir o aconselhamento, a esposa disse que, ouviu como resposta, do IRMÃO NR 1, de forma concisa e sem maior interesse de, que:

- ele, não fazia apologia sobre separação; o que quer dizer que ele, não defende a separação como solução, - no que está muito certo e conforme Cristo e a Doutrina -, porém disse só isto, nada mais que isto -, CURTO E GROSSO - sem dizer mais nada, nadinha de nada; virou-se e foi cuidar de outros assuntos da casa espirita...

Logico não foi este dirigente que levou a esposa a consolidar sua decisão de separação... não foi pela atitude do dirigente...

Mas seu desinteresse, sua falta de solidariedade, fez com que esta esposa, perdesse a oportunidade talvez de ouvir algo importante, via iluminação do alto, ou do próprio repertorio do dirigente, acerca da importância da RECONCILIAÇÃO, DA RESIGNAÇÃO, DO AMOR CRISTÃO,

- há os que conhecem mais do que ninguém a letra que salva, em que pese não praticarem o que pregam, SOBRE ESTES JESUS SE REFERIA COMO OS PUBLICANOS E FARISEUS..

Talvez isto seja o que talvez tenha faltado ao casal, a oportunidade, como ultima oportunidade de iluminação, esclarecimento, estes, ficando sem esta ultima ajuda, tomaram a decisão de separar-se definitivamente,

- afinal no pensamento dela, já estava decidido, pois tratava-se de pensamento recorrente dizendo-lhe separa, separa, separa....

- pensamentos recorrentes são os que levam a pessoa obsidiada a cometer suicido, quem pode afirmar que não ocorra também na separação e em outros casos de tomadas de decisões contrariamente cristãs e a doutrina espirita..

Considerações.

Um a zero pras trevas, mais um lar desfeito.

- devido a falta de um interesse maior e verdadeiro e da ajuda solidária e fraterna, pois:

- uma irmã de doutrina e frequentadora da casa espirita, estendeu a mão ao dirigente, pra ser aconselhada segundo a doutrina espirita e o conhecimento evangélico cristão daquele que a dirige, e este em vez de dar a mão pra puxá-la pra cima, o dirigente, penso sem má fé, a empurrou de vez precipício abaixo.

Um dirigente espirita, para não ser taxado de hipócrita, no mínimo tem obrigação, ante o que prega a doutrina que ele representa, e como espirita, a ouvir, tentar entender, argumentar, aconselhar e tentar ajudar nas aflições dos que o procuram.. senão por solidariedade ante a aflição; no mínimo em consideração pela confiança que os frequentadores da casa espirita depositam nele dirigente.

Caso não seja possível, e lel não se sinta preparado.. que sente-se nos bancos da casa espirita, com os outros necessitados que procuram a doutrina espirita..

A doutrina espirita, não é absolutamente o que as pessoas erroneamente, fazem dela.. seja de boa ou de má fé..

ela é muito, mas muito maior....

Alias, todaa as boaa religiões o são! maiores que seus dirigentes, padres, pastores, bispos, papas e que tais!