O crime não é prá ninguém.

É mais um dia triste, de fome e morte, na comunidade "Vila da paz",

lá na Várzea Grande. O sol já está mostrando a beirada da cara,o vento assoviava forte na porta, e o sol estava começando a iluminar a cabeça dos trabalhadores que acordam cedo, e se dedicam, para sobreviver, naquele lugar, com esgoto a céu aberto, onde por diversas vezes falta água, pega fogo nos "gatos" elétricos, é esta a realidade daquele lugar onde as casas estão encostadas umas, nas outras, se cai uma, caem todas..

É um dia normal. Mas e a criançada? o que anda fazendo?

Dia de aula a maior parte vai a escola, pois tem merenda, mas depois do recreio fogem, prá tentar a vida.

E foi numa dessas que a dona Louise Pettersom, perdeu o seu sobrinho, Victor Maciel.

Família, bem sucedida, empresas, e vários imóveis.

E eu, como educadora, e ajudadora daquela comunidade, acabei me envolvendo novamente em mais este trama, ou eu diria drama..

Sabe o Zé, ou Zezé, como chamam ele por aqui, que me contou esta história, o enterro foi semana passada,a imprensa estava toda lá, e o caso saiu no jornal, e na televisão. Todos horrorizados, com os fatos!

E foi assim que aconteceu, nas palavras de Zezé:

Então tia.. tava lá nóis, e os amigo, rolando um desenrola, prá acerta umas parada, vô falá pá sinhôra na véra, era assalto tia.

Nóis tava acertando essa fita, de corre os cinco dedo no edifício do "Brazuca", mas quando nóis tava na esquina, dando uma desbaratinada, vendo os esquema né.. pá vê onde entra, onde que saí, e vê como nóis ia fazer pá despistá o guardinha lá.. a sinhôra tá ligada?

----- Sei sim, meu filho, estou acompanhando os fatos.. ( com a mão na boca, e os olhos arregalados.)

Tãum tia.. aí colo um "boy" lá, pagando de comédia, achando que era amigo, chego moralzudo, com camiseta, de marca, Calvin Klein, marca de boiola tia, tênis da nike, celulá.. essas parada, com prata no pescoço, e já chego falanô: eu quero entrar pro time, galera!

Eu disse: coé maluco, tá dando mole? Na minha nem cola! Vaza se não eu vou te enche de porrada no olho!

Mas ele disse: pode confiar irmão! Na paz, eu quero andar com vocês.

Eu disse: tu é poliça boy? tu qué fude a gente? X9 leva ferro mano!

Mais mesmo assim ele insistiu, nem quis ir embora.. E a gente saiu fora, práquele dedo sujo, não estraga a nossa..

No otro dia o maluco colo na nossa dinovo tia! Pô que caô!

E o Mauricío, meteu bala.. lamento tia..

O Mau tem o dedo pessado, nem era prá ser,

Ladrão bom, as veiz amarela, e ele já tava na nóia, olho o boy,

e viu o cherife, desesperado, meteu bala,

E aí a gente teve que corrê, por que colo gente igual formiga,

viro aquela coisa, e o Mau a gente num viu mais tia..

Os homê deve ter catado ele,

Ele já ia fazê 16 tia.. a mãe dele tá só o pó.

MORAL DA HISTÓRIA: Tem muita gente que fala com intimidade sobre a criminalidade,

sem conhecer a realidade, e sem saber de que se trata.Pensa que o crime, é proveitoso,

e que é legal o " status" de bandido, a fama, a mulherada, as drogas, a moral de ter uma arma,

sem nunca terem saido de suas casas.Nunca passaram fome, e nem mesmo dificuldade alguma, mas mesmo assim, pensam que sabem ( tão hipócritas ).

Não meta a cara, num buraco que você não sabe o que têm dentro.

E corra atrás de um trabalho, se você não se encaixa nos fatos,

com humildade, e um coração disposto a fazer o bem.

Mas a molecada que entra neste barco furado, para morrer aos 16,

a maior parte, entra nessa, não porque querem, porque sabem, que a vida no crime é um esculacho.Muitos que entram já não têm o que perder mesmo,

largados,órfãos, cheirando cola, prá não sentir a dor da fome,

menor de idade, se pedem não ganham, não querem ir para o abrigo de menores, levar tapa na cara, serem tratados, como os tratam a polícia, que nem sempre respeitam alguém.Outros estão nessa pelo prestigio, acham legal!

Outros apenas, estão na trilha dos pais, ajudando os seus " fiéis",

Quem nasce no meio lixo, não têm muito o que escolher,..

morrer pro crime, ou morrer de fome..

Como diz a frase do poeta Mauro Mateus dos Santos ( Sabotage ) :

O crime não é prá ninguém, eu vejo só desvantagem, só ilude o personagem.

Trabalhar na mente dessa molecada que cresce rápido,é dever!

Não plante uma semente podre, igual seu coração enferrujado, que não sabe amar, e que não sabe ajudar os outros.

-HUMILDADE SEMPRE!

(( Mais um monte de bobagens, a quem não condiz o texto, favor desconcidere,

não é minha intenção agradar ninguém .))

Nina Blessed be
Enviado por Nina Blessed be em 15/08/2010
Reeditado em 15/08/2010
Código do texto: T2438836
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.