LENDA DE MARIAS DAS ERVAS

LENDA DE MARIA DAS ERVAS

Autor: Gilson Silva

Data: 9/8/2010 Às 20 horas

Em uma manhã linda de sol Escuto.

As cantorias dos pardais festejando a chegada de um novo dia.

As flores gradativamente. Vão desabrochando

Perfumando toda a cidade.

Vou caminhando pela redondeza aspirando ao aroma que vem dos jardins da linda cidade. De São Francisco de Paraguaçu.

Município de Cachoeira onde foi a convite de um amigo para passar uns dias.

Essa cidade tem a população pequena.

Composta por 50 a 60% por cento de negros afro descendente que vive a mais de séculos na comunidade quilombolas veneradores dos deuses afros.

Freqüentadores do candomblé quando me

Deparei em um sitio fora da cidade com uma casa branca estranha bem antiga coberta de sapé. Achei linda e interessante e indaguei a meu amigo. De quem aquela propriedade. Respondeu está abandonado há muitos anos e

2

Narrou. Que apesar de não existir provas naquela propriedade muito simples tem uma estória.

Morou uma criatura negra de dentes brancos prateados brilhantes iguais marfim.

Suas madeixas nevoadas crespa iguais á rolo de algodão. Os mais antigos comentavam..

Que essa criatura faleceu aos cento e poucos anos. Com todos os dentes perfeito. O corpo parecia muito jovem não demonstrava ter a idade que apresentava quando faleceu, sem uma marca na pele. O seu rosto estava tão natural que parecia uma tela de xilogravura. Morreu sorrindo e seu corpo desapareceu do cemitério ao sétimo dia do seu falecimento. Sem vestígio

De desenterramento a cova estava do mesmo jeito. Que foi coberta o caixão não foi violado

“Diz “os moradores mais antigo que ela, era a primeira habitante da cidade,”, ou seja,”, a fundadora.

Existem mil lendas sobre ela, os incrédulos das cidadezinhas vizinham.

Diziam que é uma mandingueira, perversa. Outros uma descendente de uma escrava. Rainha de uma tribo africana sobrevivente da

3

Família dos heróis dos quilombos. Proferem que era ex- companheira de Zumbi madrinha de besouro mangangá

Falam muito fato. Mais não consegue prova. Os mais novos acham que tudo era contos das carochinhas criadas pelo povo mais antigo da cidade que não tinham O que fazer.

Ela era enfermeira médico curandeiro. Rezava de olhado, costela caída e parteira. Era uma mulher dos sete instrumentos não tinha filhos. Tinha-se ninguém conhecia.

Era muito caridosa apesar e muito querida.

Tinha seus segredos e preceitos ninguém sabia nada da sua vida. De vez em quando realizava

Umas festas estranhas na sua casa. Ou seja, um baticum. ou candomblé Vinha gente de toda nacionalidade..

Alguns com trajes esquisitos, muitos boatos corria na época. Que era a representante dos Deuses africanos no Brasil.

E outros achavam que aquelas criaturas eram do mundo do além, ou seja, alguns. Espíritos de negros bantos adoradores de LUCIFER.

Era amiga de todos, vivia do que plantava e sempre dizia que as matas tinham um dono.

ela cuidava das matas com muito amor>Usava

4

Erva como medicamento para cura de doenças. Dizem que já salvou muita pessoa, e que dez por cento dos habitantes dessa cidade lhe devia a vida, e que cada vida que ela salvava ficava mais jovial. .

Quando alguém pergunta quem era ela, de onde veio, ironicamente responde. Sou filha do dono do mundo, estou aqui para mostrar que as ervas foi assentada na terra para salvar não para matar. Como está acontecendo. Em nossos pais. Exemplo a maconha, timbó. Folha da cocaína e outras ervam. Que tinha plantado no fundo do seu quintal Era por isso que era chamada A Maria das Ervas.

Mesmo sendo analfabeta falava vários dialetos

De tribos africanas além do ketú nagôs angola e o português.

Tinha muita sabedoria era solução para todos os problemas existente na comunidade.

Principalmente nos assuntos de família.

Quando alguém lhe indagava sobre sua vida só fazia sorrir e quem lhe ensinou a usar as ervas respondia o dono do mundo. Quando perguntava quem era esse dono do mundo ela respondia não sei. Só sei que ele existe. E um dia ele vai voltar.

5

Para mostrar a humanidade que esse não é o mundo que ele criou.

Cinqüenta ou setenta anos antes do quem vem acontecendo pelo mundo. (comercialização das drogas) Ela já dizia. Vou ter que retornar para meu mundo.

Minha missão já foi cumprida vou pagar os meus pecados. Mais vou deixar um alerta. Cuidado com nossos jovens.. Procurem saber por onde estão andando se não as ervas vão adotá-la (ou seja,), o vicio. O mundo estar cheio de maldade, os homens não se respeitam vão Se exterminarem um a um. . Transformando as ervas que JAVÉ botou na terra para alimentação e medicamento em drogas para destruir a humanidade.

Servindo de motivos para exterminações de jovens inocentes que por falta de Fe e religião e boa orientação.

E possuído pelo desejo de conseguir a riqueza sem esforços (trabalho) Caim na tentação o vicio. Na ânsia de se tornar adulto antes do tempo usar roupas de marcas carro do ano.

Bacanais mulheres bonitas enveredam pelo caminho do crime.

Se ela existiu eu não sei. Previu também não.

6

Estou contanto um conto que me contaram

Dizem nossas bisavós todas as inverdades têm principio de verdade.

Vamos dá uma volta ao passado as ervas já existe desde inicio do mundo Eram usadas antes e depois de Cristo. Os negros e índios deram continuidade se alimentando e usando como medicamento

Com evolução do tempo vejam que. Aconteceu Virou arma perigosa nas mães de homens sem

Escrúpulos influenciados pelo extinto do mal

Usarem as erva para corromperes pessoas do bem e fabricar marginais.

F i m