A ROSA E TEMPO...

Não sabia mais o que era dia e o que era noite. Seu trabalho era árduo, contínuo, mas sobretudo prezeiroso.

Rosa tinha grossas sombrancelhas que lhe renderam o apelido de Rosa sussa ( sussuarana ), quase não tinha unhas e seu cheiro se confundia com o cheiro do lixo dos casarões, depositados nas lixeiras todos os dias na mesma hora. Havia um casarão em especial que lhe chamara a atenção pelo lixo depositado. Eram centenas e centenas de livros velhos de vários autores e gêneros possíveis, que faziam Rosa esbugalhar os já enormes olhos negros e inquietar as mãos. Alguma coisa ficara presa na garganta como se tivesse algo de tamanha relevância à dizer, mas não sabia como e nem a quem dizer, dada a vida solitária em que sempre esteve metida.

Rosa, desde muito menina alimentara o sonho de, como outras meninas, ir à escola, aprender a ler e entender o universo dos livros, porém, menina pobre, filha de um homem matuto, que perdera a vida ainda muito cedo, aos tinta e nove anos de idade, desputando o que havia de melhor no lixo. O pai de Rosa ficou com a pior parte. Agonizou e sangrou até a morte, deixando além de Rosa, mais dois filhos perdidos pelo mundo e dona Geraldina, companheira de dor, de vida e de fracassos.

NUm dado momento, era noite de lua e o cheiro de jasmim que o vento trazia no colo de algum canto, enfeitando as ruas daquela noite, fez com que Rosa num gesto repentino, mergulhesse os olhos as mãos e os pensamentos no meio do lixo. arrancando de lá um livro sem a capa principal de Fernando Sabino. Era o grande mentecápto. Folheou varias vezes na esperança de encontrar alguma figura. Mas, Rosa sabia! Ah! Como sabia, que as figurar que a curiosidade lhe empurrara, estavam espalhadas em meio ao emaranhado de letras que lhe fugiam o entendimento. Sua curiosidade e encantamento eram tão grandes, que suas mãos pequenas e sujas jorravam suor molhando aquilo que seria um livro, tornando apenas fragmentos de uma estória, já que lhe faltavam algumas folhas.

Rosa não se conteve e, pela primeira vez, seu olhar submisso à tudo o que a vida lhe oferecera, mudou de foco. E como uma criança que ganha a primeira boneca, (Rosa que nessa altura da vida já beirava seus cinquenta e lá vão bordoadas), correu feito uma garça se agarrando nos braços de uma bela e pomposa jovem, que arrepiou-se pressagiada:_ Tome fôlego, senhora! Precisa de alguma ajuda? Disse a jovem tentado esconder o susto e o medo que sentira. _ Sim, disse Rosa ainda afobada. _ Preciso que me ajude a conhecer as figuras desse livro, dessa estória. Não tenho conhecimento de quem é letrado, vivo nas ruas como uma borboleta. Ai, ai, ai! Suspirou a jovem devolvendo a Rosa um leve e terno sorriso. ERa tudo o que aquela jovem precisava. Uma pronta a receber, a outra pronta a doar...........

*Meus pés brincam dentro do chinelo e meus

pensamentos espreguiçam, preguiçosos que

estão. Breve, vou ter com Rosa e a jovem

para conhecer o desenrolar dessa estória.

Já se faz tarde. Apago a luz. Até depois.....