MISTÉRIO

Dona Teresa acordou cedo e viu, perto do ralo do banheiro, uma gosma parecendo água-viva. Ela limpou o chão e foi cuidar dos seus afazeres.

Mais tarde, a gosminha apareceu de novo e ela tornou a limpar, mas com nojo. Daí a pouco, a senhora voltou e se espantou com o fenômeno, que aumentava de tamanho.

Aí, pensando se tratar de uma bactéria contagiosa, a mulher jogou água sanitária, sabão, soda cáustica, cloro, água fervendo, vinagre, detergente e lavou bem o banheiro.

Pouco depois, a dona de casa ficou rouca. A rouquidão foi tanta, que ela quase não conseguiu contar o fato para Tuca, sua irmã.

De noite, dona Teresa percebeu que aquela coisa estava no mesmo lugar e, apavorada, achando que foi ela que atacou sua garganta, chamou a vigilância sanitária.

Diante da descrição pelo telefone, dois rapazes chegaram devidamente paramentados: macacões impermeáveis, luvas, máscaras e botas.

Um deles, muito cismado, pegou um estilete bem comprido e mexeu na gosma misteriosa. Enquanto isso, seu colega procurava o local de onde poderia brotar aquela meleca branca.

De repente...

-Cara, pode parar de mexer nesse troço aí.

-Por quê?

-Porque já descobri o mistério.

-É mesmo?! E que negócio sinistro é esse, bicho?

-É um pote de gel de cabelo, que está tombado dentro do armário!

P.S: Dona Teresa, depois deste episódio, passou a ser chamada, carinhosamente, de dona Gosminha.