neurastênicos

Neurastênicos

Estávamos no Centro Cirúrgico de um grande hospital no Rio de Janeiro, e durante o procedimento os cirurgiões, além do ato cirúrgico, conversaram sobre o que faziam e outros assuntos que porventura surgissem. A anestesista participava sempre que discutíamos sobre qualquer coisa fora da cirurgia.

No final do procedimento, já mais relaxados, com o problema do paciente já resolvido, falávamos sobre nós mesmos. Como somos neuróticos com que fazemos, transformamo-nos totalmente, deixamos de lado a doçura, às vezes a educação e nos tornamos feras neuróticas atrás do bom resultado.

Adélia, a anestesista que há anos nos acompanha, aproveitou para dissecar a personalidade do nosso amigo Gustavo, que naquele momento já fora do campo descrevia a cirurgia no prontuário médico. Dr. Gustavo é um pouco esquizofrênico, é também neurótico, vocês viram como ele estava se comportando durante a cirurgia, como gritava e esbravejava se alguma coisa o atrapalha-se. Eu acho que ele precisa de tratamento, dizia Adélia, ele não consegue se segurar; quer olhar o trabalho de todo o mundo, inclusive o meu, do qual ele não entende nada. Falava sem parar do companheiro que tudo escutava e, atrás da máscara balançava a cabeça, às vezes concordando e outras não. Dava até para notar seu sorriso meio que desconfortável atrás da máscara cirúrgica. Mas Adélia não parava, e com toda a permissão que a amizade liberta, descreveu o perfil psicológico de Gustavo, o cirurgião neurótico, obsessivo e um tanto esquizofrênico.

Como nos parece, Gustavo não tinha mesmo muita defesa, até certo ponto concordava com o que era falado sobre ele, pois sabia que tudo que fora dito não servia só para ele, servia para a grande maioria dos cirurgiões do mundo. Mas como se defender de tão verídicas acusações? Como poderia deixar tudo que foi dito sem resposta? Naquele momento de dúvida, sem muito a dizer, comentou ironicamente: Adélia, você não para de falar, há vinte minutos só se escuta a sua voz.

E o muro desabou, surgiu com clareza toda a verdade!!! Os homens são neuróticos e as mulheres são histéricas.

Alberto Daflon

Daflon
Enviado por Daflon em 24/10/2010
Código do texto: T2574804
Classificação de conteúdo: seguro