Depois de um Mentex ...

Estamos em 1975 e Rodrigo está com 22 anos, estudando pouco na faculdade e vadiando muito pela vida. A cabeça só pensa nos planos para executar no final da semana. A partir de sexta à noite e até o fim do domingo é o que ele chama de “tempo de vadiar”.

Estamos na época da discoteca e em plena revolução sexual. O amigo Pedro é seu companheiro de noitadas.

Não é que agora o Pedro cismou de namorar a sério. Está a fim de uma menina que é duro na queda e é claro que sobrou para Rodrigo. Sábado à tarde Pedro liga para o amigo e diz na maior das inocências:

- Rodrigo, diz ele com a voz enigmática, estou querendo namorar a Bete e preciso da sua ajuda.

- Da minha ajuda responde Rodrigo assustado e já pressentindo que ia sobrar para ele.

- Se você não sabe, a Bete é jogo duro e só quer sair comigo se tiver outro casal junto. Quebra essa aí irmão.

- Irmão é apelação braba pensa Rodrigo. Não vai dar responde ele, já estou com um programa armado que vai dar motel na certa. Não me leve a mau irmão (Rodrigo também sabe apelar), programa de família nessa sábado nem pensar.

- Pedro é insistente e mais uma vez apela: A Bete tem uma amiga e aí formamos dois casais. Vamos nessa irmão (nova apelação), conto contigo, você é minha última esperança.

- Por um amigo a gente vai para o sacrifício, pensa Rodrigo. Tá bom Pedro, mas você fica me devendo uma.

- Brigadão irmão apelou ele novamente. Passo aí para te pegar as nove em ponto.

As nove chega Pedro acompanhado da Bete (uma morena mais ou menos) e os três partem para casa da tal amiga. Chegando lá Bete faz as apresentações:

- Luciana esses são meus amigos Pedro e Rodrigo.

Rodrigo não gostou da cara que Luciana fez ao vê-lo. Olhar de quem comeu e não gostou. Ele pensou: vai ser uma noite “pé no saco”. Pedro me paga.

Luciana refletia no mesmo instante: Quem a Bete pensa que eu sou? Mal a conheço e já vai me empurrando companhia.

Partiram os quatro no fusca de Pedro, com Rodrigo e Luciana no banco de trás. Um insosso chope acompanhado com fritas num barzinho os aguardava.

Para puxar papo com Luciana, já que o silêncio era sepulcral, Rodrigo lhe oferece um mentex (pastilha de hortelã que existe ainda hoje). Ela aceita e no exato instante em que ambos terminam a pastilha uma faísca inexplicável brilha nos olhos dos dois.

O coração de Rodrigo bate descompassado, o famoso frio na barriga é sentido e sem saber o que falar ele balbucia: depois de um mentex nada melhor que um ....

Não termina a frase, pois a segura delicadamente pelos ombros aproxima o rosto com hálito de hortelã lhe dá um doce, terno e demorado beijo.

Não tem jeito, é paixão fulminante e mais beijos e carinhos se seguiram.

Pedro e Bete não entendem nada. Afinal Rodrigo e Luciana só se conhecem há 15 minutos.

E desde quando o amor tem tempo estipulado para despertar?

Resultado da ópera: Pedro não conseguiu namorar Bete. Rodrigo e Luciana se casaram três anos depois e continuam se amando há mais de 30 anos.

Volta e meia Luciana encontra um caixa de mentex deixada por Rodrigo. A faísca continua ativa.

Quanto a Pedro depois de algum tempo encontrou o seu amor, a bela morena Marcela.

Os amigos continuam inseparáveis irmãos de coração, apesar de morarem em diferentes estados. Suas mulheres se tornaram também grandes amigas.

E pensar que o amor de Rodrigo e Luciana começou depois de um inocente mentex.

Rogério Vianna
Enviado por Rogério Vianna em 24/10/2010
Código do texto: T2576122
Classificação de conteúdo: seguro